Campus Balsas participa da ação social “SOMOS TODOS GIGANTES BALSAS”: Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo

Por em 27 de outubro de 2023

Na última quarta-feira (25), o Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) contribuiu para a conscientização e combate ao preconceito contra pessoas com nanismo, na ação social “SOMOS TODOS GIGANTES BALSAS”. Nanismo é o nome dado à deficiência que causa baixa estatura nas pessoas, em até 1,40 metros as mulheres, e 1,45 metros os homens.

O acontecimento, que reuniu autoridades municipais, educadores e a comunidade local em frente ao Ginásio de Esportes, visava destacar a importância da inclusão e combater o preconceito contra pessoas com deficiência.

O Dia Nacional do Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo, celebrado em 25 de outubro, proporcionou uma oportunidade única para sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas ao nanismo.

Os principais idealizadores da campanha “SOMOS TODOS GIGANTES BALSAS” são o conhecido DJ Cokan e a Sra. Zilma, pais do jovem Caio Gabriel, que tem protagonizado a campanha na promoção da conscientização sobre o nanismo. DJ Cokan ressaltou que a campanha é uma iniciativa que vai além de sua família: “Todo ano realizamos essa campanha não somente pelo Caio Gabriel, mas por todas as pessoas com nanismo ou com qualquer outra deficiência”.

Em preparação à culminância desse evento, foi realizado um trabalho de conscientização nas escolas locais contra o preconceito e o capacitismo. O capacitismo, um termo não muito conhecido, é um tipo de discriminação com pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes (NDs), a exemplo de quando se considera essas pessoas inválidas, incapazes de trabalhar ou mesmo de serem independentes.

Os alunos das escolas municipais participaram ativamente, criando desenhos e redações sobre o tema, e os professores das escolas municipais receberam apoio do corpo docente do Campus Balsas, que contribuiu com a campanha e na correção das principais redações que foram selecionadas nas escolas e apresentadas no momento final das apresentações.

A Uema tem se destacado por seu compromisso em defender os direitos das pessoas com deficiência, com ênfase na atuação do Núcleo de Acessibilidade da UEMA (NAU). Esta instituição tem trabalhado para garantir a inclusão e igualdade de oportunidades para todos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.

Por: Karla Almeida