Em Portugal, professora do Campus Balsas defende tese sobre inclusão da pessoa idosa na Uema


Por em 27 de outubro de 2023



             

A professora Terezinha de Jesus Maia Lima, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Balsas, teve a tese de doutorado aprovada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade Coimbra, em Portugal. Com o tema “Políticas e Práticas de Extensão na Área da Educação na Universidade Estadual do Maranhão: O Programa Universidade Aberta Intergeracional”, a docente foi aprovada com distinção pela banca examinadora.

A tese faz uma reflexão sobre o papel social, a apreensão e a problematização do conhecimento, como também sobre a dialogicização do saber que produz e a responsabilidade pela integração social dos indivíduos. É dessa integração social que surge a Extensão Universitária como um instrumento mediador com a sociedade. Discute sobre o papel da extensão, sobre sua dimensão, objetivos e interação com a comunidade no sentido de uma transformação da sociedade. Lembra que a universidade deve praticar as atividades extensionistas com um diálogo permanente com a sociedade de modo a estabelecer uma relação consciente, mútua e transformadora.

Nesse âmbito, a Dra. Terezinha de Jesus Maia Lima, professora do Campus Balsas da Uema, percebe que esta instituição desenvolve políticas e práticas de extensão que contemplam grupos diversificados de inclusão, e nesse contexto, seu trabalho teve como objetivo analisar as políticas e práticas de extensão realizadas na área da educação na Uema, no período 2018/2022, mais precisamente o Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), voltado para a inclusão da pessoa idosa.

A pesquisa trouxe a contribuição da Pedagogia Crítica, sustentada na dialogicidade proposta por Paulo Freire (2021b) e realizou-se em dois Campi da Uema, São Luís e Balsas.

A professora apresentou como resultado as concepções dos professores sobre a extensão universitária, os quais revelaram que a extensão da Uema tem avançado nos últimos anos, passando por um processo de mudança de uma concepção assistencialista e redentora para uma concepção transformadora e emancipatória. Essas concepções revelam ainda que a Uema vem, atualmente, ampliando um diálogo social permanente, procurando escutar os anseios da sociedade, com uma gestão de projetos bastantes diversificados para atender à população excluída, como exemplo a UNABI.

Os alunos da UNABI perceberam este programa como de grande alcance social e afirmaram que o ingresso na universidade permitiu-lhes participar das atividades acadêmicas e elevar a autoestima, assim como melhorarem a própria qualidade de vida na velhice, com mudanças de comportamento social, afetivo e psicológico. Dessa forma, a UNABI é percebida como um programa de extensão de grande impacto social para a Uema pelo fato de contribuir para a inserção social das pessoas idosas em atividades gerontológicas intergeracionais e cumprir a missão de compromisso para a solução de problemas da sociedade, notadamente para a pessoa idosa.

As pessoas idosas, por sua vez, após terem reestruturado seu conhecimento na Uema, passam a ter uma visão de mundo mais promissora, o que significa que ocorreram transformações tornando suas vidas mais significativas, com mais autonomia e com uma atuação mais saudável em sociedade.

Assessoria de Comunicação Institucional, com informações do Campus Balsas



Últimas Postagens