Uema realiza capacitação do SEI para técnicos e assessores da reitoria

Por em 11 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da equipe do Comitê Setorial de Gestão e Protocolo Geral da Uema, realizou na tarde desta quarta-feira (11), uma capacitação do novo sistema de processo eletrônico administrativo adotado pelo Governo do Estado, o SEI, para técnicos e assessores da reitoria.

Toda a aula piloto foi conduzida em formato dinâmico, onde a qualquer momento os técnicos e assessores presentes puderam inserir suas dúvidas e impressões acerca do novo sistema.

A capacitação foi planejada pela comissão específica para tratar sobre as questões da implementação do novo sistema eletrônico na Universidade Estadual do Maranhão. Ela é apenas uma das diversas outras oportunidades que serão abertas para que os servidores da Uema possam ser treinados para uma nova rotina de tramitação de procedimentos em geral na instituição.

Visando aprimorar o treinamento sobre o SEI, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), estabeleceu uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), instituição que já faz uso do SEI, para que como já realizado uma primeira vez, com a presença do Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da Ufma, Prof. Walber Pontes, possa dar continuidade com treinamentos para assessores, técnicos e demais servidores da Universidade Estadual do Maranhão

O processo de implantação do sistema está sendo realizado em conjunto pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

O que é o SEI:

O Sistema Eletrônico de Informações é uma ferramenta de gestão de documento e processos eletrônicos com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho que será adotada pelos servidores de todos os Campi dentro da Universidade Estadual do Maranhão, seguindo os ajustes do Governo Estadual para todos os servidores de entidades e órgãos ligados ao Governo do Estado do Maranhão.

Quais são as vantagens do SEI?

Acesso 100% WEB (menos papel)
Acompanhamento da sociedade civil
Agilidade na tramitação de processos
Economia de espaço físico
Sustentabilidade

Quais são as funcionalidades do SEI:

Assinar documentos digitalmente pelo SEI
Criar modelo padrão para uso institucional
Cadastrar usuários por nível para acesso a funções específicas

Dentro da Universidade Estadual do Maranhão, foi criada uma comissão para tratar especificamente sobre as questões relacionadas ao novo sistema eletrônico, além disso, a Coordenação de Desenvolvimento da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), também estará envolvida no processo de treinamento dos servidores de todos os Campi da Uema para compartilhar as informações e tirar possíveis dúvidas a respeito do Sistema Eletrônico de Informações. O calendário de treinamento dos servidores ainda será disponibilizado, assim como, mais informações e detalhes sobre o novo sistema.

Por: Gabrielle Siebra