Uema realiza mais uma edição do Criança Engenharia no Campus Paulo VI


Por em 11 de outubro de 2023



                                                                   

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Engenharia da Computação, vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT/UEMA), promoveu neste dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças, mais uma edição do Projeto Criança Engenharia, no Campus Paulo VI. 

O evento é gratuito e acolhe crianças de instituições de ensino público e privado, incentivando a produção do saber sobre as novas tecnologias, por meio de oficinas socioeducativas, inclusivas e culturais no Campus Paulo VI. 

As crianças puderam conhecer mais sobre os cursos do Centro de Ciências Tecnológicas em uma programação que incluiu recreação, contação de histórias, brincadeiras, demonstração de primeiros socorros, demonstração de cursos do CCT, demonstração de projetos especiais e empresas juniores do CCT, exposição dos projetos, trilhas ecológicas entre outra atividades. 

                                                                   

A professora Tayane Alves Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Gestão da Qualidade do Profitec e professora do Curso de Engenharia de Produção, comenta sobre a relação especial que tem com o projeto e também como se deu a organização de uma das salas responsáveis por acolher as dezenas de crianças presentes no Centro de Ciências Tecnológicas. 

“Desde o primeiro momento da organização da nossa participação do ‘Criança Engenharia’, nós abraçamos a proposta de colaboração dos cursos de Engenharia de Gestão de Qualidade do Proftec e Engenharia de Produção, cursos dos quais sou coordenadora e professora respectivamente. Logo, o nosso intuito é de trabalhar de forma lúdica uma maneira de mostra para as crianças como esses dois cursos podem trabalhar juntos em uma situação criada por nós. Além disso, também organizamos uma sala com diversas brincadeiras como pintura, massa de modelar, quebra-cabeças, blocos para montagem entre outros”, comenta Tayane. 

                                                                     

“Na apresentação da nossa sala fizemos questão de colocar o logotipo da neuro diversidade, já que queríamos deixar claro que não só nossa sala, mas a Uema é aberta para pessoas neuro divergentes e que essas pessoas são devidamente acolhidas com o trabalho realizado pelo Núcleo de Acessibilidade da Uema, e é uma causa que me toca já que sou mãe de um garoto autista, e quando ele teve a oportunidade de visitar a Uema na última edição do Criança Engenharia ele amou tudo que foi apresentado, então para mim é ainda mais especial participar ativamente do projeto.

                                                                     

Para o professor Rafael Mattos, Professor de Ciências do IEMA Integral Bilíngue e do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão, é importante que as crianças tenham acesso aos espaços da universidade desde bem cedo em suas vidas e possam presenciar na prática matérias que veem na escola.

“O projeto está sendo muito importante para que as crianças possam verificar na prática aquilo que eles observam na teoria em sala de aula. Então, quando nós fomos ali para fazenda fazendo escola, como eles estão estudando insetos invertebrados, eles tiveram a oportunidade de ver na prática o grupo dos invertebrados, tatear animais, ver peixes e essa é a parte fundamental, a prática, que concretiza a aprendizagem deles fazendo ali com que ocorra essa relação entre o teórico e o concreto”, comenta. 

Por: Gabrielle Siebra 

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens