Governador e ministra dos Povos Indígenas participarão do lançamento da pedra fundamental de ampliação do Centro de Saberes Tenetehar

Por em 10 de outubro de 2023

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e sua comitiva de governo participarão, amanhã (11), a partir das 9h30, da solenidade de lançamento da pedra fundamental de ampliação do Centro de Saberes Tenetehar Tukàn, no município de Amarante do Maranhão, próximo à Aldeia Lagoa Quieta. A cerimônia de lançamento do projeto contará, ainda, com a presença da Ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Na oportunidade, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) assinarão protocolos de intenções com o Instituto Tukán.

A proposta do Centro de Saberes Tenetehar é desenvolver ações que promovam educação, saúde, cultura, produção agrícola e preservação ambiental, voltadas à integração e autonomia dos povos indígenas da Terra Indígena (TI) Araribóia.

O lançamento da pedra fundamental do Centro de Saberes corresponde ao passo inicial para a instituição tornar-se uma universidade dentro de um território indígena.

Fundado oficialmente em 15 de junho de 2019, o Instituto Tenetehar Tukán atua em defesa da Amazônia e busca autonomia por meio da educação e da soberania alimentar, segundo Silvio Santana da Silva, cacique e liderança indígena da TI Araribóia e idealizador do Centro de Saberes Tenetehar. O objetivo do Centro de Saberes Tenetehar é trabalhar com educação bilíngue, em Tupi e português para crianças, jovens e adultos de todas as idades.

Sobre o Instituto Tukàn

A instituição visa diálogos e parcerias com as esferas de governos, instituições públicas e privadas, a fim de promover ações que tragam políticas públicas para educação, soberania alimentar, economia, segurança do território e dos povos indígenas no Brasil, a iniciar pelo Território Araribóia.

O projeto piloto desse objetivo é o Centro de Saberes Tenetehar que promoverá cursos técnicos, com certificação, em parceria com os parceiros das universidades – estaduais e federais; instituições, públicas e privadas; realizará conferências, reuniões, oficinas, formações, etc.

Fonte: Governo do Maranhão