Uema realiza 3º Dia de Campo

Por em 25 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão – Uema realiza, nessa terça-feira (26), às 8h, no auditório do prédio do Curso de Engenharia de Pesca – Campus Paulo VI, a abertura do III Dia de Campo do Gintegra: Manejo de plantas forrageiras.

O evento, que acontecerá  também na quarta-feira (27), está sendo promovido pelos alunos das Ciências Agrárias da Uema, com a participação de estudantes do Ifma, da Uninassau – São Luís e coordenação da professora Valéria Polinário, do Departamento de Zootecnia da Uema.

Conforme explica Maria Karoline Carvalho, da equipe de organização do evento, serão dois dias de muito aprendizado sobre o conhecimento teórico e prático do manejo de plantas forrageiras.

Segundo ela, logo no primeiro dia, à tarde, os trabalhos acontecerão no espaço da Unidade de Produção Animal da Zootecnia – Unipaz, também no Campus Paulo VI, com a palestra sobre “Formação e manejo de capineira”, ministrada pelo prof. Dr. Alexandre de Mello, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE.
Já na quarta-feira, dia 27, entre as atividades a serem realizadas, haverá a participação do prof. Dr. Ricardo Machado – Uema/Senar, que abordará o tema “Irrigação em pastejo intermitente”.

Karoline ressalta que o III Dia de Campo, além de integrar o corpo de estudantes às atividades científicas dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootenia e Engenharia de Pesca na Uema, visa, ainda, a implantação de um campo agrostológico de forrageiras de interesse zootécnico: características produtivas e manejo, criado na Unidade de Produção Animal da Zootecnia (Unipaz), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Ela esclarece que as etapas de preparação e manejo dos canteiros, com os alunos da Uema, já foram feitas. “Agora, faremos as visitas para apresentar e difundir as técnicas de conservação de forragem como: preparo dos canteiros, plantio, tratos culturais e manejo de cada espécie”, esclarece Karoline.

Por Alcindo Barros