Uema realizará o III Dia de Campo do Gintegra: Manejo de plantas forrageiras

Por em 25 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Grupo de Inovação em Sistemas Integrados de Produção – GINTEGRA, realizará, nos dias 26 e 27 de setembro de 2023, das 8h às 16h30, na Unidade de Produção Animal da Zootecnia – UNIPAZ, o “III Dia de Campo do Gintegra: Manejo de plantas forrageiras”.

No dia 26/09 será realizada a palestra sobre Formação e manejo de capineira com o prof. Dr. Alexandre C. L. de Mello da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e no dia 27/09 a palestra será sobre Irrigação em pastejo intermitente com o prof. Dr. Ricardo L. Machado – UEMA/SENAR.

Serão dois dias de muito aprendizado sobre o conhecimento teórico e prático do manejo de plantas forrageiras.

O projeto tem como principal objetivo a implantação de um campo agrostológico de forrageiras de interesse zootécnico: características produtivas e manejo. O Campo agrostológico foi implantado na UNIPAZ da Uema, em São Luís – MA. As etapas de preparação e manejo dos canteiros, com alunos da Uema, já foram feitas, e acontecerão as visitas para apresentar e difundir as técnicas de conservação de forragem como: preparo dos canteiros, plantio, tratos culturais e manejo de cada espécie.

O GINTEGRA foi criado com o objetivo de desenvolver pesquisas e transferência de tecnologias relacionadas a interface solo, planta, animal, bem como economia e gases de efeito estufa em sistemas integrados de produção, como alternativa para contribuir com inovações que possibilitem o desenvolvimento sustentável da agropecuária regional.

Por: Karla Almeida