Uema promove 2º edição do Dia da Atualização Tecnológica e Profissional (DATec)

Por em 28 de setembro de 2023

O Grupo de Estudos em Tecnologias da Informação e Comunicações da Universidade Estadual do Maranhão (GETICOM/UEMA), promoverá no dia 06/10 (sexta-feira), a partir das 08:00 da manhã, no Hub de Inovação da Equatorial Energia, localizado na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís, o Dia da Atualização Tecnológica e Profissional (DATec).

O Dia de Atualização Tecnológica e Profissional é um evento criado pela coordenação do Grupo de Estudos em Tecnologias da Informação e Comunicações, cujo objetivo é levar a discentes e docentes do CCT informações acerca das novidades tecnológicas e de inovação que estão em evidência no mundo, em especial no governo, na indústria, e no comércio do Estado do Maranhão.

Nesta segunda edição do DATec, a organização do evento trará um mix de palestras que envolvem profissionais de renome já consolidados no meio profissional, com a missão de atender a toda a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Tecnológicas da Uema, e será mais uma das ações integradoras coordenadas pelo Grupo de Pesquisa GETICOM que visa transformar o CCT num grande celeiro de desenvolvimento tecnológico e inovação.

“Existe uma grande lacuna entre a universidade e o mercado de trabalho, existem uma grade dificuldade de os alunos compreenderem o que os esperam após sua formatura no mercado de trabalho, além disso, esse distanciamento também limita as oportunidades profissionais e também de estágio”, comenta o professor e coordenador do Grupo de Estudos em Tecnologias da Informação e Comunicações da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Leonardo Gonsioroski.

O professor pontua ainda a necessidade de inserir os alunos com mais frequência em ações do tipo, mas também, integrar lentamente as diversas áreas da engenharia da Uema com fins de produzir soluções inovadoras para o Estado do Maranhão.

“A primeira é trazer com mais frequência, para os alunos de engenharia, eventos motivadores e de aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nota-se claramente a carência do corpo discente de mais informações advindas do mercado de trabalho que balizem até mesmo as suas escolhas profissionais, além, é claro, da constante atualização tecnológica daquilo que tem sido empregado nas empresas e na indústria”, comenta.

“A segunda, não menos importante, é a ação de integrar lentamente as diversas áreas da engenharia da Uema com fins de produzir soluções inovadoras e de necessidade tanto para a Uema quanto para o Estado do Maranhão. Esta ação refere-se à capacidade que os cursos de engenharia da Uema possuem e que vem sendo desperdiçada, tanto no contexto de recursos humanos docentes, que poderiam produzir muito mais de forma integrada somando esforços e competências, como de discentes que, por falta de uma orientação direcionada e de participarem de projetos bem definidos, acabam se limitando a assistir aulas e cumprir as atividades do calendário acadêmico”, finaliza.

As inscrições podem ser realizadas através do LINK até o dia 02/10, ou até esgotarem as vagas. O evento contará apenas com 30 vagas, portanto, garanta sua inscrição de forma gratuita enquanto há tempo!

Por: Gabrielle Siebra