Uema promove com parceiros ação de limpeza na Praia do Meio


Por em 25 de setembro de 2023



                                                                     

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), realizou no último sábado (23), uma ação de limpeza da Praia do Meio, no município de São José de Ribamar. 

O projeto surgiu do Programa de Embaixadores Brasileiros de Saúde Planetária no ano de 2021, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Este programa visava mobilizar estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil para desenvolver atividades a fim de promover ações transdisciplinares de saúde e mudanças climáticas.

“A Superintendência de Gestão Ambiental da Uema trabalha a saúde planetária há dois anos. Nesse período, uma série de parceiros tem sido fundamentais para somar esforços conosco para que juntos, possamos promover ações nas escolas e junto a comunidade em geral”, comenta a superintendente de gestão ambiental da Uema, Prof. Andreia do Carmo.

“A ação de hoje é fruto de um processo longo, que não começou pontualmente, mas corrobora com muitas ações acerca da agenda 2030 da ODS, e também, a década dos oceanos, onde realizamos neste sábado um ‘CleanUp Day’, onde realizamos atividades de limpeza das praias onde juntos estamos em prol de um mundo melhor, mais sustentável, a universidade, junto a sociedade nesse processo de empoderamento com protagonismo jovem que é tão importante para deixarmos nossas sementes”, finaliza a superintendente.

                                                                   

O projeto também tem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como princípio fundamental, uma vez que não só estão ligados com a finalidade da Saúde Planetária, mas também por mostrar a necessidade da transdisciplinaridade para que seja possível alcançar um futuro sustentável. 

As atividades realizadas durante o programa de embaixadores e do projeto de extensão estão ligadas à difusão de conhecimento das questões de meio ambiente e saúde, seja por meio de eventos, redes sociais, proporcionar de locais de discussão sobre o tema, como o recentemente fundado Clube Maranhense de Saúde Planetária, além de chamar a comunidade local para ingressar no debate com base nas suas experiências e seu cotidiano.

Entre os parceiros que estavam presentes na ação, o Colégio Militar Tiradentes do Parque Vitória foi uns dos convidados, assim como a Guarda Municipal Salva Vidas do município de São José de Ribamar, e o Exército Brasileiro. 

                                                                       

“Abraçamos a causa, pois não há nada mais importante do que cuidar da nossa própria casa. Mesmo que o que façamos hoje seja algo considerado pequeno, é uma semente que plantamos que conscientiza outras pessoas e, como salva-vidas, é fundamental para a segurança dos banhistas estarem se divertindo em uma praia limpa e sem resíduos”, comenta o Guarda Municipal Salva-vidas, Raimundo Amarildo. 

Para o Tenente R2 Bordalo do Exército Brasileiro, é fundamental que os voluntários da ação sejam vistos por demais banhistas e brincantes na praia, para que assim a conscientização ambiental seja alcançada.  

“Nós do exército brasileiro não podemos deixar de atender ao chamado como esse, já que atuamos como guardiões dessas ações, mesmo que seja uma ação simbólica, ainda, sim, traz a diferença para seguimos avançando. O objetivo aqui não é apenas coletar resíduos, é conscientizar as pessoas que participam da ação, mas também, quem está na praia e nos vê realizando essa ação e percebe que também pode ajudar que todos temos parte ao cuidar de nossa casa”, comenta. 

Por: Gabrielle Siebra



Últimas Postagens