Universidade Estadual do Maranhão promove inclusão e bem-estar da população idosa

Por em 25 de setembro de 2023

Desde o início do século XX, o mundo tem testemunhado profundas mudanças demográficas, com um aumento constante da população idosa. Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2011, essa tendência de envelhecimento da população deve continuar no futuro. O Brasil, através de sua Constituição e do Estatuto da Pessoa Idosa, reconhece a importância de proteger e promover os direitos da pessoa idosa.

Nesse contexto, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lançou o Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI). O objetivo é oferecer atividades que promovam a formação e integração social, além de melhorar a qualidade de vida da população idosa.

O Programa UNABI busca promover atividades socioeducativas que proporcionem a formação continuada, integração social e melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. Isso inclui o aprimoramento do conhecimento e a promoção da saúde física, mental e social, além de incentivar a interação entre diferentes gerações.

Um dos destaques do Programa UNABI é o curso “Educação para o Envelhecimento,” que aborda temas educativos, interdisciplinares e intergeracionais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Em 2022, em meio aos desafios da pandemia de Covid-19, o curso foi oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD) e contou com a participação de mais de 170 alunos.

Atualmente, o curso está sendo ministrado presencialmente em oito campi da Uema, com turmas de 35 participantes em cada campus. O curso tem uma carga horária total de 260 horas e está programado para ser concluído em sete meses. De acordo com a PROEXAE, os demais campi também serão incluídos nas ofertas a partir de abril de 2024. Além disso, para o próximo ano, está previsto o Curso de Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital, com a mesma carga horária.

Outra iniciativa de grande relevância no âmbito do Programa UNABI/UEMA foi a criação do “CORAL VOZES DA UNABI,” ferramenta sociocultural que teve início em outubro de 2016 com 20 integrantes e hoje conta com mais de 40 participantes, todos com 60 anos ou mais. O coral tem se destacado com suas apresentações em eventos no Maranhão, em outros estados e até mesmo no exterior. Essa experiência única tem promovido o intercâmbio entre instituições por meio da música e do canto coletivo, estimulando o desenvolvimento de habilidades vocais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e reintegrando socialmente a pessoa idosa, contribuindo para seu bem-estar emocional e social.

É importante destacar ainda a parceria da Uema com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer, que possibilitou a inserção da UNABI no Programa São Luís Saudável. Esse programa tem como objetivo promover o bem-estar físico, mental e social das pessoas idosas por meio da atividade física. Através dessa parceria, viabilizada no primeiro semestre deste ano pela Coordenação de Cultura e Desporto da PROEXAE, foi possível criar um polo do São Luís Saudável no Campus Paulo VI, destinado aos participantes da UNABI.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, “todas essas atividades são resultado do esforço da Universidade, por meio da PROEXAE, em proporcionar à pessoa idosa acesso a programas e atividades que fortaleçam seu protagonismo e melhorem sua qualidade de vida. O Programa UNABI é uma iniciativa exemplar que não apenas reconhece a importância da população idosa, mas também se empenha em promover seu bem-estar e inclusão ativa na sociedade”.

Por: Karla Almeida