Programa de Iniciação Científica da UEMA recebeu mais 5 cotas de bolsas CNPq

Por em 4 de setembro de 2023

O Programa de Iniciação Científica – PIBIC da Universidade Estadual do Maranhão recebeu mais 5 cotas de bolsas CNPq (3 PIBIC Ações Afirmativas e 2 PIBIC).

Sendo assim, a UEMA possui agora 78 cotas PIBIC, 8 cotas PIBIC Ações Afirmativas e 4 cotas PIBIT.

Esse aumento se deu por decisão da Diretoria Executiva do CNPq, no qual houve suplementação de 3 mil bolsas para os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, sendo mil para o PIBIC, 1.500 para o PIBIC-AF e 500 para o PIBITI.

A distribuição destas bolsas foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelos Comitês de Julgamento dos Programas.

De acordo com a Coordenadora de Pesquisa, Marina Bezerra Figueiredo, “é com muita alegria que recebemos essas cotas. O aumento do número de cotas CNPq vem a auxiliar na consolidação do Programa de Iniciação Científica da UEMA de forma a garantir mais oportunidade de estudantes ingressarem no mundo da pesquisa. Isso ajuda a colocar em evidência as pesquisas realizadas no nosso estado”.

Sobre o PIBIC

O PIBIC objetiva estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da UEMA, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa e contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Por Paula Lima