Academia Maranhense de Ciências empossa novos membros em São Luís

Por em 4 de setembro de 2023

A Academia Maranhense de Ciências (AMC) empossou, nessa sexta-feira (1º), os novos Membros Efetivos, Membros Colaboradores e Membros Jovens Cientistas. A cerimônia foi realizada no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís.

De acordo com o presidente da Academia Maranhense de Ciências, professor Henrique Amaral, o momento é de grande alegria.

“Ciência, para nós, é liberdade que se cria para desenvolver nosso país e, principalmente, o nosso estado. Não se vive sem respirar conhecimento. Cada acadêmico novo membro que entra ajuda a oxigenar a trajetória e a imortalidade da Academia, que vai se configurar pelo trabalho, pela obra e pela contribuição de cada um”, pontuou Amaral.

A AMC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Maranhão.

Membros Efetivos são professores e cientistas renomados que, por merecimento e reconhecimento, integram a AMC após processo de seleção e votação pela Assembleia Geral. Já os Membros Colaboradores são pessoas que tenham prestado relevantes serviços na área das ciências do Maranhão e desejem contribuir com a AMC em suas atividades. Os Membros Jovem Cientistas, por sua vez, são estudantes de Pós-Graduação latu-sensu, pós-graduação strictu-sensu (Mestrado, Doutorado) ou recém-doutores que serão recepcionados mediante contribuição anual a ser estabelecida em instrumento normativo emitido pela Diretoria.

Saiba mais

A Academia Maranhense de Ciências foi criada em 2008, com a finalidade de desenvolver as ciências básicas e experimentais, as ciências das tecnologias e da inovação, além do intercâmbio com centros e institutos de atividades científicas, acadêmicas ou profissionais do Brasil e do exterior.  Atualmente, a AMC dispõe de nove classes de membros, divididas entre efetivos, eméritos, colaboradores, estrangeiros, beneméritos, juvenis, jovens cientistas, patrocinadores e contribuintes. Atualmente, possui 51 cadeiras e é presidida pelo prof. Henrique Mariano Costa do Amaral.