Uema realizou colação de grau de 30 Cursos Superiores em São Luís

Por em 1 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (31), a cerimônia de colação de grau dos alunos do Campus Paulo VI, em São Luís. Cerca de 500 formandos receberam a outorga de grau, durante as duas cerimônias realizadas pela manhã e noite, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Multicenter Sebrae.

Durante a manhã, a outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Filosofia Licenciatura, Física Licenciatura, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Química Licenciatura.

A noite foi a vez dos formandos dos cursos de Administração Bacharelado, Administração Pública EAD, Agronomia Bacharelado, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais Bacharelado, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Formação de Oficiais – Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar, Geografia Bacharelado, Medicina Veterinária, Curso Superior em Tecnologia em Alimentos, Curso Superior em Tecnologia em Agronegócio, Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho e Zootecnia.

Em seu discurso, o reitor da Uema, Walter Canales disse: “Hoje estamos entregando esses alunos para a sociedade, gerando benefícios e enfatizando a importância da Uema, tendo em vista que a Universidade prepara e amadurece esses estudantes para o mercado de trabalho ou vida acadêmica.

Fico muito feliz que a Universidade atinja esse importante objetivo e que faça parte da história de cada um. Desejo sucesso nesses novos caminhos que irão trilhar e desenvolvam suas carreiras”.

Para o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, “a colação de grau é um momento muito importante pra nós da Uema. O papel da Universidade é colocar essa mão de obra no mercado, e com isso, nós ajudamos o Estado a se desenvolver, pois novos profissionais formados ajudam a dinamizar as ações do Estado. Além de, possibilitar a melhora na vida de cada um deles. Então, hoje a Uema é uma força em todo o estado do Maranhão. Outra questão em destaque que ficamos muito felizes, é que esse ano, 76% dos alunos matriculados na Uema são provenientes de escola pública, com isso, a Universidade ajuda a combater as desigualdades no Maranhão. Além disso, a Universidade Estadual do Maranhão disponibiliza auxílios, alimentação, por meio do RU gratuito, com isso, a gente não só traz o aluno para dentro da Universidade, como a gente prima pela permanência dele e a finalização desse processo culmina com o dia de hoje, da colação de grau”.

A concludente Vanessa Teles, do Curso de Direito ressaltou “foram cinco anos de muito trabalho duro e muita dedicação, e estar aqui hoje formando é mágico, sinto que deixamos um legado maravilhoso. Do futuro eu quero que todos os presentes possam ter sucesso em suas carreiras”.

Durante a cerimônia foram entregues aos graduandos que tiveram os melhores coeficiente de rendimento ao longo do curso de graduação o título de Mérito Acadêmico. O título é uma forma de reconhecimento pela trajetória desenvolvida durante o curso.

Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo