Uema realizou a abertura do II Seminário de Pesquisa em Administração

Por em 31 de agosto de 2023

Com o intuito de apresentar temas emergentes de pesquisa na área da Administração, identificar as estratégias utilizadas para a elaboração de produções acadêmicas, gerar espaço para reflexões bem como estimular a iniciativas de pesquisa entre os discentes, o Curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de hoje (31), no auditório da UemaNet, a abertura do II Seminário de Pesquisa em Administração. O evento acontecerá até o próximo sábado, 02 de setembro.

O evento é uma iniciativa dos alunos do curso de Administração, sob a Coordenação do Professor Thiago Cardoso do departamento de administração – CCSA.

De acordo com o vice-reitor da Uema Paulo Catunda, que participou da cerimônia, “esse evento é de extrema importância, pois impacta diretamente no processo de construção de pesquisa dos alunos, já que quando os alunos começam a pensar sobre pesquisa, eles viram protagonista do processo de formação. Os cursos de graduação são à base da pesquisa e essa construção vai se fortalecendo na pós-graduação, porque o envolvimento com a pesquisa não acontece do dia para a noite. Portanto, esse evento, possibilitará conversar sobre pesquisa nos próximos dias. Daqui, com certeza, vamos ter como frutos, boas ideias, que farão bem para professores e alunos”.

O professor e coordenador do evento, Thiago Cardoso, destacou que o II Seminário foi um evento totalmente pensado e executado pelos alunos. “Vocês hoje são os protagonistas. A nossa intenção, com este evento, é que daqui saiam grandes pesquisadores. Costumo dizer, que na Universidade, os alunos não podemos ser aulistas, aquele aluno que só assiste aula, ele tem que viver a Universidade, e só se vive a Universidade quando há uma dedicação, participação em eventos, desenvolvimento de pesquisa e extensão. A pesquisa abre oportunidades em todos os campos. Desejo que ao final deste Seminário tenhamos futuros bolsistas para que possam deixar a nossa Universidade cada vez mais rica de produção do conhecimento”.

O aluno, Erik Lobato, um dos organizadores do Seminário enfatizou: “É uma oportunidade de aprofundar conhecimento e trocar experiências valiosas, enriquecendo assim, o panorama da pesquisa no Curso de Administração. Além de estimular a curiosidade, o espírito investigativo entre os alunos, consolidar parcerias e fortalecer laços entre pesquisadores e instituições. Desejamos um evento enriquecedor e inspirador, que saiamos daqui com o entusiasmo renovado pela pesquisa acadêmica e com a certeza de que juntos podemos alçar voos cada vez mais altos, em prol do avanço da administração”.

O Seminário busca ainda, criar oportunidades e interesse dos alunos na produção acadêmica e desenvolvimento enquanto ciência do seu curso, através do que será ensinado no evento, incentivar a criação de uma cultura pesquisadora e cientificista junto ao corpo docente e discente da Uema e motivar a criação de projetos acadêmicos e pesquisas que visem o desenvolvimento do Curso de Administração e do Estado do Maranhão.

A programação do Seminário contará com mesas-redondas, palestras e oficinas, em uma interação entre teoria e prática. O público-alvo do evento são estudantes de administração e áreas afins, internos e também externos da Uema.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho