Uema lança segundo volume do Boletim bimestral GETICOM em Foco

Por em 30 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicações – GETICOM, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), lançou o segundo volume do Boletim bimestral GETICOM em Foco.

GETICOM em Foco é um Boletim informativo de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica que nesta edição apresenta as atividades realizadas pelo grupo de pesquisa durante os meses de julho e agosto de 2023.

Durante esse período, as equipes de automação e controle deram continuidade a projetos de extensão já em andamento e iniciaram o desenvolvimento de dispositivos de IoT voltados para aplicações de cidades inteligentes.

A área de telecomunicações iniciou o processo de Acordos de Cooperação Técnica com a UFF e a PUC do Rio de Janeiro para fortalecer as pesquisas na área. Além disso, tem realizado parcerias com outros grupos de pesquisa da Uema e da UFMA. Outras parcerias estão sendo buscadas com universidades internacionais. Nesse bimestre foram realizadas as primeiras reuniões com a Universidade Autônoma do Peru e com a Universidad Católica Boliviana San Pablo em La Paz, Bolívia.

A área de computação científica iniciou projetos interdisciplinares com alunos de Engenharia Mecânica. No primeiro semestre de 2023, o número de pesquisas e pesquisadores no grupo aumentou em 270%, em relação ao semestre anterior.

Professores do GETICOM participaram decisivamente de grupos de trabalho sobre 5G e realizaram palestras em importantes eventos em Brasília e em São Paulo para as principais operadoras de serviço móvel privado do Brasil. Além disso, foram ministrados cursos para o CREA-MA na área de Projetos de RF e de Agropecuária 4.0.

Sobre o GETICOM

É um núcleo de estudos em telecomunicações cuja missão é desenvolver tecnologia em comunicação sem fio, através da pesquisa acadêmica e aplicada, realizada por professores e alunos de graduação e pós-graduação da UEMA. Atuamos como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem nas áreas de tecnologia da informação, telecomunicações e automação e controle. Além de oferecer consultoria para soluções em telecomunicações, promovida por profissionais experientes e com um preço abaixo do mercado.

Confira a publicação AQUI.

Por: Karla Almeida