Alunos de escola da Zona Rural do estado visitam o Campus Paulo IV

Por em 17 de agosto de 2023

Reuniram-se no departamento de Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo IV a pesquisadora da Embrapa,  Guilhermina Cayres, a estudante do mestrado Myrella Katlhen e seu orientador Heder Brahn junto a um grupo de 10 alunos do 6° ao 9° ano e gestores da Escola Municipal Cecílio Rodrigues Teixeira de tempo integral da Zona Rural, do povoado Angical em Anapurus que foram campeões do projeto de educação ambiental da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

Como premiação os projetos dos alunos foram apresentados em uma série de oficinas de Educação Ambiental. Na Uema, os jovens puderam conheceram o experimento da mestranda sobre o efeito do Mobilidênio em feijão, como potencial resposta para redução de custos com insumos na produção. Também foram discutidas ações como queimadas e poluição do solo afetando o desempenho da Fixação Biológico de Nutrientes, protagonistas em todo este estudo.

De acordo com a mestranda Myrella Katlhen mostrar resultados de pesquisas para estudantes que estão dando seus primeiros passos nesse ambiente é mais que gratificante.

“ Essa é mais uma porta que se abre para o nosso futuro, com mais conhecimento e poder de escolha. Apresentar resultados de pesquisa sobre o experimento de campo sobre enriquecimento de sementes com o uso de molibdênio aplicado na folhagem para jovens estudantes é uma oportunidade incrível para inspirar e educar jovens mentes sobre questões ambientais e científicas.” , afirmou Myrella.

Por: João Gabriel Costa