Campus Caxias oferecerá a Oficina “Ocupações de escravizados na História do Brasil: objetos de conhecimento, materiais didáticos e metodologias de ensino”
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de agosto de 2023
A escravidão é um dos principais objetos de conhecimento da disciplina de História na educação básica e representa a maior parte da história do país computando quase trezentos e oitenta anos da história da nação. Nesse sentindo, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Caxias, ofertará uma oficina intitulada “Ocupações de escravizados na História do Brasil: objetos de conhecimento, materiais didáticos e metodologias de ensino”.
A Oficina está sendo ofertada pela coordenação do Curso de História do Campus Caxias, em parceria com o Subprojeto de História do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Faz parte ainda do projeto, a tese de doutoramento em História, Ensino e Narrativa do Programa de Pós-Graduação da Uema, intitulada “As trajetórias escravas para as relações étnico-raciais” de autoria do responsável técnico pela Oficina, pesquisador e professor do Campus Caxias, Reinaldo dos Santos Barroso Junior.
O público-alvo são os professores da educação básica, cursistas do Centro e outros interessados. O objetivo é discutir a escravidão no Brasil, especialmente no Maranhão, a partir dos novos conteúdos que estão sendo discutidos no ensino superior. Estes novos conteúdos podem atualizar e esclarecer vários pontos sobre a experiência dos escravizados, especialmente, sobre suas atividades laborais que muitos reduzem a ocupação na lavoura de cana-de-açúcar. Por consequência, esta oficina impacta sobre a valorização de nossa memória a respeito dos escravizados na formação da sociedade brasileira.
A Oficina acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório Leôncio Magno – Campus Caxias. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (99) 981011488, contato de Tailine Gomes.
Por: Karla Almeida