Curso de História do Campus Caxias realiza segunda edição do projeto Teatro de Bonecos

Por em 11 de agosto de 2023

Em sua segunda edição, o projeto intitulado “Respeitável público! É hora do teatro na escola! Contando as histórias de Caxias a partir do teatro de bonecos na zona rural”, foi apresentado na U.M.I. Nossa Senhora de Nazaré, situada no povoado Nazaré do Bruno, zona rural de Caxias.  A atividade ocorreu dia 7 de agosto.

A finalidade é tornar o teatro de bonecos um recurso pedagógico, inclui-lo no contexto escolar, para que os saberes, histórias e memórias da cultura popular da cidade de Caxias sejam divulgados.

A gestora geral da escola, Edna Maria Gonzaga de Sousa, falou: “O Teatro de Bonecos desempenha um papel de extrema relevância na educação, pois oferece aos alunos uma abordagem lúdica e envolvente para aprender. No contexto específico do teatro de bonecos que narra a história de Caxias, sua importância é ainda mais profunda, já que apresenta aos alunos a história da sua própria cidade, permitindo que aqueles que não a conhecem tenham um vislumbre de suas raízes, enquanto aqueles que já estão familiarizados possam revitalizar sua conexão com o passado local”, acredita.

Para Edna Maria, a presença do grupo teatral levou uma perspectiva inovadora tanto para os alunos quanto para os professores, transformando a maneira como os temas são ensinados. “O projeto não apenas reacendeu o interesse dos alunos pelas aulas de História, mas também inspirou os educadores a explorarem novas abordagens para apresentar uma variedade de conteúdos, não apenas os históricos. Estamos ansiosos pelos próximos encontros e expressamos nossa gratidão pelo projeto inspirador”, finaliza.

O orientador do projeto é o professor Jakson Santos Ribeiro. Os bolsistas participantes são Carlos André Martins da Silva, Tainá Siliro Almeida e Francisco Kelvin da Silva. O bolsista responsável é Kadson Kaic de Almada Andrade.

Por: Emanuel Pereira