Servidores da Uema devem participar de curso online sobre o SEI!MA

Por em 7 de agosto de 2023

O Governo do Estado do Maranhão está com inscrições abertas para o Curso Online Básico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MA). A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e da Escola de Governo do Estado do Maranhão (Egma), com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que produziu os vídeos utilizados no treinamento. A iniciativa visa familiarizar os servidores com o novo sistema, que está em fase de implantação.

No curso básico, os participantes aprenderão a abrir, movimentar, assinar e excluir processos e documentos, entre outras funcionalidades disponíveis no sistema. O secretário da Segep, Guilberth Garcês, explica que o objetivo é familiarizar os servidores estaduais com o novo sistema, que está sendo implantado pelo Governo do Maranhão.

“Como parte das ações de implantação desse novo sistema, estamos investindo em capacitação e treinamentos para os servidores, além de estimular a criação de comitês nas secretarias e órgãos estaduais. É importante frisar que, com a utilização do SEI!, a gestão do governador Carlos Brandão dá um importante passo na modernização e otimização dos processos administrativos”, afirmou o secretário.

Com a implantação do SEI!MA, o Estado deverá substituir os processos físicos por eletrônicos, economizando, assim, na compra de papel e na impressão de documentos, além de tornar a gestão estadual mais sustentável. Ao facilitar a abertura, a movimentação e a consulta de processos, o SEI!MA também reforça os princípios de celeridade, transparência e eficiência da gestão pública.

O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com a qual o Governo do Estado celebrou Acordo de Cooperação Técnica, em abril deste ano. Assim, não haverá custos adicionais para o Estado. A operação do sistema está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores, em parceria com a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati).

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os servidores. Após se inscreverem, os participantes terão um prazo de 30 dias para concluir o curso.

“É com satisfação que abrigamos mais um importante curso na plataforma da EGMA. A escola de governo segue na missão de assegurar o desenvolvimento dos agentes públicos, por meio de ações formativas de qualidade, bem como a modernização da gestão. Contem conosco pois seguiremos investindo e qualificando os servidores visando oferecer cada vez mais serviços de excelência à sociedade maranhense” pontuou a diretora da EGMA, Leuzinete Pereira.

Além do curso online, a equipe de implantação do SEI!MA deverá promover, ainda este mês, novos momentos de aprendizado com os integrantes dos comitês setoriais, visando avançar nas ações de implantação do sistema em cada órgão.

Durante as aulas, caso surjam dúvidas ou se os participantes desejarem conversar com a equipe responsável, é possível entrar em contato pelo e-mail comunicacao@sei.ma.gov.br.

O processo de inscrição é simples e pode ser realizado seguindo o roteiro a seguir:

Acesse o site sis.egma.ma.gov.br.

Para o primeiro acesso, clique em “CADASTRAR-SE”.

Faça login com seu CPF e a senha cadastrada.

No menu “Inscrições Abertas > EAD”, procure pelo curso “Introdução ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI” e clique em “INSCREVA-SE”.

Insira um documento em PDF que comprove seu vínculo com o órgão de trabalho, como contracheque, termo de posse ou outro.

Aguarde o deferimento da inscrição que chegará no seu email.

Depois que a inscrição for deferida, você será direcionado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em ead.egma.ma.gov.br.

Acesse o AVA com seu CPF e a mesma senha cadastrada no sistema de inscrição (sisegma).

No menu “Meus cursos”, acesse o curso e aproveite seus estudos!

Fonte: Informações do Governo do Maranhão