Uema assina adesão ao Fórum de Universidades pela Paz

Por em 4 de agosto de 2023

Na tarde desta sexta-feira, 4, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão – Uema, professor Walter Canales recebeu, no gabinete da Reitoria, o executivo do Sistema Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, Adriano Rodrigues, onde assinou o Termo de Aceite e Adesão ao Fórum de Universidades pela Paz.

De acordo com o documento, a parte aderente assume o compromisso de interagir e contribuir com a coordenação do fórum nas agendas de estruturação e planejamento das ações do fórum e de indicar representantes para as reuniões técnicas dedicadas às suas finalidades.

O documento também esclarece que o fórum está sendo concebido e constituído como um movimento dedicado à geração de conhecimentos e de ações com a finalidade estrita de estabelecer e difundir a paz em seu conceito mais amplo, sem posicionamentos políticos partidários.

O reitor Walter Canales disse que a parceria da Universidade Estadual do Maranhão com o Fórum de Universidades pela Paz objetiva contribuir com a concretização do movimento não só dentro da universidade, mas de uma forma globalizada. “E, além disso, que venhamos a criar documentos, estratégias e políticas públicas que possam levar esta paz não só às universidades como a todos os rincões do mundo”, declara o professor Walter.

Ele acrescenta, ainda, que a Uema é a 18ª Universidade Estadual a aderir ao fórum e, com isso, acredita que está contribuindo para um mundo melhor em tempos de muitas dificuldades.

Adriano Rodrigues esclareceu que sua presença na Uema mostra que a instituição tem grandeza para dar sua contribuição ao Fórum de Universidades pela Paz que, segundo ele, reúne instituições de ensino superior nacionais e internacionais, visando a construção de uma cultura de paz tão necessária para o mundo. “A Uema pode colaborar muito, porque já tem esses movimentos internos bem identificados, o que a gente precisa é trazê-los para um conjunto maior e transformar estas ideias e ações num produto único de entrega para a sociedade brasileira e mundial”, afirma Adriano.

Por Alcindo Barros