Uema participa da 38ª Reunião Nordestina de Botânica

Por em 4 de agosto de 2023

No período de 9 a 11 deste mês acontecerá, de forma remota,  a 38ª Reunião Nordestina de Botânica, promovida pela Sociedade Botânica do Brasil – Regional Nordeste, com realização da Universidade Estadual do Maranão, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e do Instituto Federal do Maranhão. Nesta edição, destacando o tema “Resgate do conhecimento da flora nordestina e perspectivas futuras”.

A reunião, que contará com aparticipação de vários atores em alguns estados do nordeste, tem como objetivo divulgar as atividades do profissional da botânica e áreas afins, integrar pesquisadores, professores e estudantes das diferentes instituições do país, principalmente da região nordeste, incentivar a formação e capacitação de recursos humanos para a área acadêmica e desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, além de inovações nos cursos de graduação e pós-graduação do estado e regiões.

O encontro visa, ainda, o fomento à pesquisa botânica, com vistas ao desenvolvimento do Maranhão e demais estados do país, a promoção de parcerias com pesquisadores e estudantes que participarão do evento, visando investimentos para o Estado do Maranhão, por meio de cooperações técnico-científicos.

De acordo com os organizadores, a 38ª Reunião Nordestina de Botânica (RNB) é um evento tradicional, com repercussão regional e nacional, realizado com o apoio da diretoria regional Nordeste da SBB. Informaram, também, que a reunião irá tratar sobre o resgate do conhecimento da flora nordestina e perspectivas futuras, dando ênfase em temas mais atuais, como a importância da biodiversidade, a ODS e conhecimento tradicional associado à pesquisa.

Durante as atividades, serão realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições, apresentações e premiações de trabalhos científicos das seguintes áreas temáticas: Biologia Reprodutiva, Bioquímica, Fitoquímica e Quimiossistemática, Morfologia e Anatomia Vegetal, Coleções Botânicas, Ecologia Vegetal, Ensino da Botânica, Etnobotânica, Fisiologia Vegetal, Florística, Fitossociologia e Fitogeografia, Genética e Biologia Molecular de Plantas, Algas e Fungos, Palinologia/Paleobotânica, Sistemática de Algas, Sistemática de Angiospermas, Sistemática de Briófitas, Sistemática de Fungos, Sistemática de Gimnospermas, Sistemática de Licófitas e Monilófitas.

Conforme explica a professora Francisca Helena Muniz, representante da Uema na Comissão Organizadora, a ideia é resgatar o conhecimento da flora nordestina e as perspactivas futuras para os estudos propostos. “A reunião agrega pesquisadores e estudantes de botânica de todos os estados do nordeste que fazem parte dessa regional, bem como resgatar o que tem sido feito nesses últimos 40 anos da pesquisa botânica no nordeste, além de  aprofundar os estudos, a partir daqui”, relata a professora Francisca.

O Maranhão sediou a Reunião em 1983 e 1989 em São Luís, e em 1997, na cidade de Caxias. Agora retorna para São Luís como um evento “online”, que pretende relatar todos os avanços, as dificuldades, as conquistas e as perspectivas quanto ao futuro das pesquisas no estado. O evento representa um importante fórum de debates, integrando as instituições de ensino e pesquisa, alunos de graduação e pós-graduação, além de todos que estudam, pesquisam ou gostam da área de botânica, com foco na discussão da biodiversidade, a conservação, a gestação e a proteção da riqueza vegetal.

Por Alcindo Barros