Programa pré-universitário abre inscrições para servidores se prepararem para o vestibular

Por em 3 de agosto de 2023

(Foto: divulgação / Governo do Estado)

Estão abertas, até esta quinta-feira (3), as inscrições para o Programa Pré-universitário nos Municípios, desenvolvido pela Escola de Governo do Maranhão e destinado aos servidores estaduais e municipais do Estado.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Escola de Governo do Maranhão,
em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM, prefeituras municipais e outras instituições, visando a oferta de um curso pré-vestibular gratuito, online e síncrono para os municípios do Maranhão.

A iniciativa tem o objetivo de preparar os cursistas para vestibulares como o Paes, e contribuir com a formação continuada dos servidores em vista do ingresso na educação superior. Além disso, o programa também visa promover igualdade de oportunidades e ampliar os indicadores de acesso ao ensino superior no Maranhão.

Podem se inscrever no programa servidores estaduais e municipais que desejam ingressar no ensino superior e melhorar sua qualificação profissional, jovens do 3° ano do ensino médio da rede pública, bolsistas carentes em rede particular e àqueles que já concluíram o ensino médio.

Preenchidas as vagas prioritárias e havendo disponibilidade, alunos do 2° ano do ensino médio da rede pública também poderão se inscrever.

Com aulas previstas para o final de julho, serão ofertadas as disciplinas História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Interpretação textual, Literatura, Redação, Física, Química, Biologia, Matemática, Língua Estrangeira (espanhol e inglês).

As aulas vão ser geradas em São Luís, no estúdio da Rádio Timbira, e transmitidas via Youtube, para turmas nos municípios em tempo real aos finais de semana. O espaço na cidade parceira do programa contará com uma equipe de apoio e recursos de multimídia onde os alunos vão poder assistir de forma simultânea e fazer intervenções durante as aulas que se estenderão até novembro.