Seguem abertas as inscrições para obtenção do certificado Celpe-bras

Por em 31 de julho de 2023

Seguem até o dia 18 de agosto as inscrições para o exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Conhecido como Celpe-Bras, o exame tem como objetivo avaliar o nível de proficiência em língua portuguesa e é destinado a estrangeiros interessados em comprovar suas habilidades no idioma.

Estão previstas 25 vagas para realização do teste. Os interessados poderão realizar suas inscrições entre os dias 7 e 18 de agosto, no site oficial do INEP. No momento da inscrição, o participante deverá fornecer os seguintes dados: número do passaporte ou documento de identificação válido no país de origem e sua data de nascimento. Leia o edital aqui.

Em São Luís, as provas serão realizadas no posto aplicador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizado no prédio de Arquitetura e Urbanismo. As provas devem acontecer dos dias 24 a 26 de Outubro. O resultado final do exame será divulgado posteriormente, e os candidatos que obtiverem sucesso na certificação poderão comprovar sua proficiência em Língua Portuguesa.

Em reunião com a INEP, a Profa. Dra. Elijames Moraes dos Santos Muniz, coordenadora do posto, discutiu como funcionará a metodologia de capacitação para as próximas edições. “A reunião reforçou a lisura do processo, e a atenção que nós coordenadores devemos ter no bom andamento dos exames que serão realizados no mês de outubro” afirmou a professora. Também esteve presente na reunião o coordenador adjunto, Prof. Dr. Emanoel Cesar Pires de Assis.

A Uema recebeu oficialmente certificação para aplicação do teste no último dia 6 de julho. Leia a matéria completa aqui.

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA, com informações do INEP.