Uema participa em Brasília do lançamento oficial do PRONASCI II

Por em 27 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Walter Canales, esteve na última terça-feira (25), no lançamento oficial da segunda etapa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que se destina a articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos.

Durante o evento, o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Walter Canales, teve um rápido encontro com o Ministro da Justiça, Flávio Dino, onde na oportunidade, o presenteou em mãos o portfólio de projetos da Universidade Estadual do Maranhão.

O programa do Governo Federal se destina a articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.

O relançamento do programa se estrutura em cinco estratégias: prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher; políticas de segurança pública com cidadania em territórios com altos indicadores de violência; políticas de cidadania com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos do sistema prisional; suporte e apoio às vítimas da criminalidade; combate ao racismo estrutural e aos crimes dele derivado.

Por: Gabrielle Siebra