Acadêmicos de Enfermagem do Campus Caxias realizam atividade no Tiro de Guerra

Por em 20 de julho de 2023

Na manhã de quarta, dia 19, acadêmicos de Enfermagem do Campus Caxias, com o apoio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), órgão da prefeitura municipal, praticaram uma atividade de extensão no Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, localizado no Morro do Alecrim.

A professora Rosângela Almeida, diretora do curso de Enfermagem, falou: “Estivemos desenvolvendo hoje no Tiro de Guerra o Projeto “Saúde em Ação”, idealizado pela Direção do Curso de Enfermagem e a Liga de Educação e Saúde (LAES), da Universidade Estadual do Maranhão. O objetivo é levar os alunos a estarem mais próximos da comunidade, realizando atividades de educação e saúde e/ou procedimentos”, explicou.

Ela prosseguiu: “Neste mês de julho, que é alusivo à prevenção de hepatites virais, estamos realizando testagens rápidas para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, hepatites B e C e sífilis, em vários locais. O rastreamento é uma alternativa rápida, que contribui para a detecção precoce das doenças, otimizando o tratamento/assistência mais rapidamente, e contribui para a interrupção da cadeia de transmissão”, ressaltou.

No caso de serem encontrados casos positivos, eles serão encaminhados para o CTA, que, de modo especializado, faz os exames complementares para diagnóstico.

Os testes foram realizados em 100 novos integrantes da turma de atiradores 2023 do Tiro de Guerra. Antes eles ouviram orientações e esclareceram dúvidas com a professora e enfermeira Ana Carla Marques da Costa, da UEMA. Ela falou sobre uso de preservativos, realização de exames, práticas de higiene e outros pontos referentes à vida sexual.

O Subtenente Costa, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 08/006 de Caxias, se pronunciou: “Estamos montando uma parceria com a UEMA, especificamente com o Curso de Enfermagem, na campanha contra a hepatite. Hoje está sendo feita a testagem dos 100 atiradores que compõem o nosso Tiro de Guerra. É uma parceria que vem ao encontro do que o Exército Brasileiro faz, o seu compromisso com a saúde, fornecê-la para os seus militares. Nesse contexto abrimos essa parceria com uma entidade pública de renome, que é a nossa Universidade Estadual do Maranhão”, destacou.

Ele acrescentou: “Agradecemos à UEMA e à Coordenação do Curso de Enfermagem. Estamos prontos para colaborar com a campanha contra essa doença que vem se alastrando por nosso país”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira