ANPUH em parceria com a Uema e outras instituições realizam a abertura do 32º Simpósio Nacional de História

Por em 17 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), além dos Institutos de Educação Estadual (IEMA) e Federal (IFMA) que, de forma conjunta com a ANPUH-Brasil e a ANPUH-MA, realizou, na noite de ontem (16), no auditório Paulo Freire – UFMA, a abertura do 32º Simpósio Nacional de História – SNH, o primeiro Simpósio Nacional da ANPUH a ser realizado no estado do Maranhão e também o primeiro a ocorrer na Amazônia Legal.

O Simpósio tem o objetivo central de contribuir para a diminuição do distanciamento existente entre o saber escolar e o conhecimento produzido na academia.

Com o tema “Democracia e Direitos Humanos: Desafio para uma História Profissional” o evento acontecerá até a próxima sexta-feira (21), presencialmente, com a realização de simpósios temáticos, minicursos, painéis de monografias e resultados de pesquisa de Iniciação Científica, mesas de diálogos contemporâneos e conferências, que também serão disponibilizadas na página oficial da Associação na plataforma do youtube.

O evento será composto também por debates que perpassam por temáticas de distintos recortes temporais, bem como por temas da História do tempo presente. Assim, temáticas como: negacionismo, revisionismo, conservadorismo, autoritarismo, dentre outros, serão debatidos nesta edição.

O reitor da Uema, Walter Canales, destacou: “É um prazer enorme a Uema está organizando juntamente com as outras Instituições de Ensino Superior e outros parceiros aqui do Maranhão esse evento que é o maior da História dentro do nosso país. Esperamos um evento de sucesso, um evento de reflexão que abordará essa temática muito importante. Vamos todos colaborar para que tenhamos as melhores discussões possíveis e possamos sair desse Simpósio mais fortalecidos para o empenho e desenvolvimento do estudo da História em nosso país”.

A pró-reitora de Graduação e Coordenadora do evento, professora Mônica Piccolo Almeida, enfatizou: “O 32ª Simpósio foi marcado por singularidades, dentre elas destaco que pela primeira vez está sendo realizado na Amazônia Legal e tendo como grande anfitriã a Universidade Estadual do Maranhão em parceria com a Universidade Federal do Maranhão. O evento é o mais importante da área de História, que ocorre a cada dois anos, e nesta edição teve mais de 3800 inscritos, sendo o Maranhão o segundo estado com maior número de trabalhos, o que demonstra todo envolvimento da comunidade de historiadores de varias áreas aqui do Maranhão com o nosso Simpósio”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Marcelo Cheche “é uma honra receber pela primeira vez o evento de História da ANPUH que é um evento que congrega um grande conjunto de historiadores do país, e para nós é uma oportunidade, não apenas de tê-los aqui, como de estabelecer as articulações sempre necessárias com o nosso Programa de Pós-Graduação em História, em nível de mestrado e doutorado, oferecendo mais um grande impulso”.

De acordo com o Presidente da ANPUH Nacional Valdei Araújo “esse é um evento que ocorre desde 1961, é um dos mais tradicionais da área e tem o intuito de movimentar a Universidade, movimentar a cidade. É um momento fundamental de reflexão sobre a nossa História Nacional que nos últimos anos tem sido tão maltratada, serão cinco dias de muitas atividades e esperamos que tenhamos resultados extraordinários”.

Toda a programação acontecerá de forma simultânea, dividida pelos diversos prédios e auditórios do Centro Histórico.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo