Uema se reúne com autoridades estaduais para lançamento de Cartão Transporte 2023.2

Por em 15 de julho de 2023

Durante tarde desta última sexta-feira (14), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, realizou um encontro com autoridades estaduais representantes do Iema, SEEJUV, SEATI, SEPLAN e Casa Civil, para alinhamento do lançamento do programa ‘Cartão Transporte Universitário’ para o semestre de 2023.2.

Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude, cerca de 23 mil estudantes podem estar fora das salas de aula por falta de acesso ao transporte. Os alunos da região Nordeste do país, são os que mais sofrem dentro da estimativa, onde cerca de 55,34% dos que não frequentam escolas, alegam não ter transporte na região onde residem para chegar até sua unidade de ensino.

Sobre o Programa ‘Cartão Transporte Universitário’:

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV apresentou durante o primeiro semestre de 2023, o programa ‘Cartão Transporte Universitário’, um programa cujo objetivo é apoiar em caráter suplementar estudantes maranhenses da educação superior do ensino presencial da rede pública e privada de ensino superior dos municípios maranhenses que necessitam deslocar-se diariamente de seus municípios de residência para os locais de seus cursos de graduação, mediante a transferência direta de renda.

O programa contempla jovens em todo estado que receberam um benefício financeiro no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) por semestre letivo para custear seu deslocamento diário no trajeto domicílio-IES-domicílio (ida e volta) não inferior a 70 km (quilômetros), assegurando de modo efetivo o direito à educação superior, diminuindo os altos índices de evasão acadêmica. Para concorrer as vagas, os estudantes devem fazer sua inscrição exclusivamente online, obedecendo aos critérios estabelecidos em edital, quando o mesmo estiver disponível.

Por: Gabrielle Siebra