UEMA inaugura Laboratório de Nutrição Animal ampliando e melhorando a pesquisa na Instituição

Por em 13 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou, nesta terça (11), o Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia Prof.Raimundo Nonato Negreiros Vale – LANAB.  O espaço tem o objetivo de suprir as necessidades curriculares apresentadas nos cursos de graduação em Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária e, dessa forma, articular ensino, pesquisa e extensão, a fim de permitir a relação transformadora entre a universidade e sociedade.

No que diz respeito às pesquisas da graduação, bem como da pós-graduação, os resultados esperados proporcionam aos discentes um alto padrão de qualidade, e que resultam em publicações qualificadas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento técnico científico no Estado do Maranhão.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, “as áreas beneficiadas pelo LANAB têm relação direta com cinco programas de pós-graduação da Universidade. Então, essa estrutura disponibilizada além de difundir a pesquisa em linhas gerais, de contribuir para o aumento de práticas de pesquisa nessas áreas, também tem potencial muito grande de contribuição para esses programas”.

Para a professora e pesquisadora Dra.Valéria Apolinário, essa nova estrutura permitirá avanços nas pesquisas, graças a melhoria da estrutura física, bem como irá permitir aquisição de novos equipamentos, que irão proporcionar mais qualidade, celeridade e viabilidade de execução das análises de laboratório, baseadas na aplicação dos métodos de análises de alimentos, notadamente nas áreas de Nutrição Animal e Forragicultura.

“Esse novo espaço, mais amplo e moderno, continuará atendendo de forma mais eficiente as demandas de atividades acadêmicas e curriculares de Graduação e Pós-graduação da UEMA e instituições parceiras que já fazem uso do laboratório devido a sua característica de multiusuário que possui, resultando em trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso, dissertações de mestrado, artigos e teses de doutorado, de forma integrada com diversos cursos e áreas, ampliando a base de pesquisa e elevando o nível da produção científica e de indicadores de qualidade da nossa instituição no âmbito nacional e internacional”, disse ela.

A professora, ainda, complementou: “Assim, as análises realizadas no LANAB têm potencial de geração de conhecimento sobre diversas espécies forrageiras, agrícolas e produtos utilizados na nutrição animal, atuando diretamente como parceiro do sistema agropecuário a partir da geração de serviços no estado do Maranhão”.

Por: Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho