I Seminário Multidisciplinar PIBID e Residência Pedagógica é realizado no Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de julho de 2023
Foi realizado na segunda, dia 10, no Campus Caxias, o I Seminário Multidisciplinar PIBID e Residência Pedagógica. O tema foi “Formação do Professor em Foco” e as atividades se desenvolveram no Auditório Leôncio Magno. O objetivo foi promover o encontro dos integrantes dos Subprojetos dos Programas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica.
As ações começaram com a peça de Teatro Científico “O sumiço de Anísio”, encenada pelo Grupo LetrasFisic.
Em seguida, bolsistas da Residência Pedagógica de Ciências Biológicas ministraram duas oficinas. Uma se chamava “Oficina Sequência Didática”, com Emília Andressa Machado Santos, Micaele Brito da Costa e Júlia Andressa Souza Costa. A outra, “Oficina de Jogos” foi realizada pela professora Elizete Ribeiro com as bolsistas Nayarte Ferreira da Silva Carvalho, Mariete Rodrigues dos Santos, Naira de Oliveira Damasceno, Cleisla Emanuelly Medeiros Rodrigues, Jefferson Pedro Sousa Magalhães e Maria José Eduarda Medeiros Silva.
O Prof. Dr. Jakson Ribeiro, um dos organizadores, falou: “A questão interdisciplinar é importantíssima, porque a gente sai um pouco da nossa área de conforto: a História fica na História, a Química fica na Química e isso é ruim. Acabamos de ter uma experiência de aprendizagem com a peça teatral. Imagine esse processo formativo sendo levado para a escola. Percebemos que muitos processos educativos mudaram. Interagir com outras áreas possibilita que experiências da Química, História, Matemática, etc, possam ser adaptadas. O que a metodologia de ação pedagógica da Química faz eu posso levar para a História. É só adaptar. Essas experiências são exemplos de construir conhecimento na Educação Básica”, acredita.
A Profa. Dra. Maura Célia Cunha e Silva se manifestou: “O Campus Caxias possui 3 subprojetos de PIBID (Cursos de Química, História e Matemática) e 3 de Residência Pedagógica. Hoje reunimos os alunos e socializamos as atividades que foram realizadas no 1º semestre de 2023, dando ênfase aos trabalhos mais exitosos. Tivemos mais de 100 inscritos e estamos otimistas para realizar o 2º seminário no próximo semestre”, informou.
A tarde foram apresentadas sequências didáticas pelos bolsistas PIBID do Curso de Química, com coordenação da Profa. Dra. Maura Célia. As sequências, desenvolvidas para estudantes do Ensino Médio, foram: “Dispersões, Soluções e Colóides”, com Alessandro Morais Cunha, Izamara de Sousa Oliveira e Laiane Pereira Cardoso; “Investigando Alcenos (limoneno) em cascas de frutas”, com Lourrany Kelly Santos Rodrigues e Kalita Rocha Alves; “Experimento – Lei de Lavoisier”, com Joerbersson Felipe Miranda Pinheiro, José Leandro Bezerra Neponuceno e Kawalyson da Silva Sousa e “A Eletroquímica no Cotidiano”, com Carliane Cristina Santos Soares e Lília Vitória e Silva Cruz.
Dando continuidade, apresentaram-se os alunos PIBID do Curso de História com os trabalhos “Jogos de tabuleiro no Ensino Aprendizagem”, “Teatro Histórico”; “Trilha Pedagógica”; “História Através de Curtas”; “Redes Sociais e Ensino” e “Educação Patrimonial: conhecer para preservar”. A coordenação foi do professor Jakson dos Santos Ribeiro.
Os alunos de Residência Pedagógica do curso de Matemática deram apoio logístico durante as atividades.
A Profa. Dra. Celina Amélia da Silva foi a mediadora da mesa redonda intitulada “A importância do PIBID e da Residência Pedagógica na formação do Licenciando”.
A Profa. Dra. Joseleide Teixeira Câmara se pronunciou: “Este I Seminário Interdisciplinar tem como objetivo fazer uma relação interdisciplinar, para que nossos alunos troquem experiências. E eles mesmos prepararam a programação. Os grupos puderam aprender com os outros grupos. Trabalhando de uma forma que as áreas se aproximem, afinal, fazemos um trabalho de formação de futuros educadores. Percebemos que, apesar de cada um estar em sua área, a gente se aproxima. Foi muito enriquecedor, para os alunos e para nós, coordenadores dos projetos”, observou.
Houve a participação de ex-alunos do Campus, que relataram suas experiências. Um deles foi Mateus Silva Rêgo, que atualmente é professor na UEMA Caxias: “Fico feliz por voltar à universidade que me gerou. Segui o viés de ser professor de Física. Temos que aprender as coisas mas também saber lidar com o conhecimento adquirido. Se não for para ajudar as outras pessoas, podemos cair num fosso de ignorância. Nós, das Exatas, temos certo preconceito com linguagens, Letras, Inglês, mas isso é um erro. Hoje, no estágio que cheguei, precisei conhecer o inglês e passar a escrever bem”, explicou.
De modo online, o ex-aluno Guilherme Silva, de Biologia, que mora em outro país, se manifestou: “Fiz o curso de 2012 a 2016 e hoje eu colaboro com as pesquisas de Botânica no Campus Caxias. Meu objetivo não era a Biologia, mas quando vi os inúmeros laboratórios e as oportunidades, vi que esse era o caminho. Temos que nos entregar às oportunidades. Cheguei onde cheguei com força de vontade e à qualidade do ensino oferecido pela UEMA”, relatou.
Também de modo online, Joselice Silva Pereira fez uso da palavra: “Quando me deparei com as experiências de laboratório e os programas, vi que era ali que eu devia estar. Hoje coordeno uma faculdade na cidade de Codó. Isso graças ao meu currículo e ao que aprendi na UEMA Caxias”, disse.
Mariete Rodrigues dos Santos, acadêmica de Ciências Biológicas, integrante do Programa Residência Pedagógica que participou da organização de uma das oficinas, opinou: “A experiência de hoje foi gratificante devido à troca de experiências. A palavra mais utilizada foi interdisciplinaridade. Que venham mais eventos assim, que dão oportunidade para mostrarmos o que fazemos nos programas, buscando sempre nos capacitar”, finalizou.
O evento foi organizado pela Profa. Dra. Celina Amélia da Silva, Prof. Dr. Ediomar Costa Serra, Prof. Dr. Jakson dos Santos Ribeiro; Profa. Dra. Joseleide Teixeira Câmara e Profa. Dra. Maura Célia Cunha e Silva.
Por: Emanuel Pereira