Pesquisadores da Uema participam de projeto nacional

Por em 7 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão participou ativamente de um projeto denominado  “Inventário Participativo como Instrumento para Identificação e Gestão do Patrimônio Cultural” – projeto nacional financiado pelo CNPq através do Edital Pró-Humanidades (2022), constituído ainda pelos núcleos de Tatuí-SP, Quixadá-CE e Belém-PA . Na ocasião um grupo de professores  realizou na manhã da última quarta-feira (05) de julho de 2023, no Convento das Mercês, uma Oficina participativa sobre o inventário do patrimônio cultural do Bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís.

A Oficina possibilitou a escuta dos moradores e instituições que atuam no Bairro Desterro a fim de delinear caminhos para a pesquisa, com base nas referências culturais elencadas pelos participantes. Para complementar, no período da tarde, realizou-se um trabalho de campo pelo Desterro no sentido de reconhecer, observar e interagir com a vida que ali se dinamiza. O projeto tem como foco realinhar a problemática da pesquisa, agora inclinada a pensar o Bairro como lugar e paisagem de manifestações culturais populares múltiplas, reconhecendo a arte como um caminho interessante à metodologia empregada. Neste cenário, os laços afetivos da comunidade para com os espaços do Bairro ganharão grande relevo, pesando as variadas resistências que configuram o território em tela.

O projeto atualmente recebe apoio de cerca de 50 pesquisadores e diversas universidades do país, como por exemplo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de São Paulo (USP), dentre elas a Uema ,representada pelos pesquisadores: Saulo Ribeiro dos Santos, José Arilson Xavier de Souza, Ana Rosa Marques, Bianca Beatriz Roqué , Poliana dos Santos Carvalho, José Ribamar da Costa Filho, Ana Karolyny da Silva Ribeiro, Andrew Wilfford Cardoso Vieira e Vanessa Regina Silva Cruz. Vale ressaltar que nos dias 28 e 29 de agosto,  no intuito de reunir os quatro núcleos, acontecerá na UEMA – Campus Paulo VI ,um Seminário Nacional do projeto.

Por: ASCOM/ PPGEO