UEMA premia 16 trabalhos de mestrado e doutorado durante solenidade do VI Prêmio UEMA de Teses

Por em 29 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação da UEMA (PROQUALIT) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizou, nesta quarta (28), a solenidade de premiação do VI Prêmio UEMA de Teses, Dissertações e Outros Tipos de Trabalhos de Conclusão de Mestrado. Foram 16 trabalhos premiados.

“Chegamos à sexta edição do prêmio, que já faz parte das ações do PROQUALIT e da PPG. Premiamos hoje as melhores teses e dissertações de 2022. A premiação reconhece o mérito dos melhores trabalhos defendidos e aprovados nos Programas de pós-graduação Stricto Sensu da UEMA no ano 2022”, explicou o Pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche.

O reitor da UEMA, Walter Canales, destacou a importância do momento para a pesquisa e pós-graduação da Instituição, onde houve o reconhecimento de vários trabalhos de pesquisadores, que trilharam o caminho do mestrado e doutorado.

“Eu os parabenizo e reconheço esse esforço. Mas lembro aqui dos outros que também se esforçaram e tiveram uma importante contribuição dentro das suas áreas de conhecimento e que por algum acaso não foram premiados, mas merecem toda a nossa homenagem também. Eu quero enfatizar aqui também a importância do trabalho feito pela UEMA, particularmente pela PPG. Um trabalho sempre que imprime a qualidade aos seus cursos de mestrado e doutorado na elevação de suas notas e isso possibilita para que nós tenhamos mais cursos de doutorado. Viva a Ciência! Viva a UEMA!”, ressaltou o reitor.

De acordo com o Coordenador do PROQUALIT, Tiago Ferraz, essa é a primeira edição em que o prêmio é realizado fora da programação do Seminário PROQUALIT, que acontece todos os anos. “Além disso, neste ano tivemos uma participação recorde dos programas. Isso mostra cada vez mais a importância e crescimento do prêmio”, ressaltou ele.

Uma das teses premiadas foi do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Doutorado Acadêmico – Rede Bionorte), intitulada “Centropomus Undecimalis oriundos da Costa Norte do Brasil: Bioecologia Alimentar, Reprodução, Elementos-traço na Musculatura e Bioinformática para Análise Integrada”, que teve como pesquisadora a aluna Isa Rosete Mendes Araújo Nascimento, com a orientação das professoras Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta e Zafira da Silva de Almeida (In memoriam).

Segundo a professora, “o Prêmio é importante para  divulgar e reconhecer as pesquisas que são desenvolvidas nos nossos laboratórios com nossos professores, nossos grupos de pesquisa. Eu estou muito feliz em receber esse prêmio em uma tese que foi feita em parceria com nossa querida e saudosa Zafira Almeida”.

Para a pesquisadora Isa, receber a premiação foi um momento muito gratificante. “Ter feito a tese de doutorado em meio à pandemia foi desafiador, mas como diz o Grupo Revelação ‘é Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar’. E quis ele que eu recebesse esse prêmio hoje”, comemorou ela.

Nessa VI edição, além da apresentação das ações da PPG e da cerimônia de premiação, o evento também contou com a participação do Prof. Dr. Alexandre Schiavetti (Professor Pleno da UESC e Membro titular do Comitê de Avaliação – Ciências Ambientais – CNPq), que ministrou a palestra “A Resiliência do Pesquisador Diante dos Desafios Atuais na Pós-Graduação”.

“A ideia da apresentação foi mostrar o que cada um, ou seja o pró-reitor, o coordenador, o docente e o discente, deve saber para poder manter a pós-graduação de uma forma um pouco mais amigável e menos tensa, mais frutífera para todo mundo”, resumiu o palestrante.

Confira abaixo a lista de premiados

Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente (Mestrado Acadêmico)

Orientador: Michela Costa Batista

Aluna: Daiana Santos Gomes