Uema participa da assinatura do pacto de retomada das obras da educação básica do MA

Por em 20 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do seu Magnífico reitor, Walter Canales, esteve presente nesta segunda-feira (19), no evento de assinatura do ‘Pacto pela Retomada das Obras da Educação Básica’ no Maranhão, que contou com a presença de autoridades como os ministros da Educação, Carlos Santana, e das Comunicações, Juscelino Filho, o governador do Estado, Carlos Brandão, vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O projeto lançado pelo Governo Federal prevê a conclusão de mais de 3.590 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas no Brasil, que pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino do país, apenas no Maranhão, mais de 600 obras educacionais serão retomadas em uma cooperação entre Estado e União.

“A Universidade Estadual do Maranhão sente-se bastante satisfeita com essa ação do Governo Federal, já que, toda ação na educação básica terá mais cedo ou mais tarde um reflexo na melhor qualidade do ensino superior”, comenta o reitor Walter Canales.

“Este é um desafio que eu não tenho dúvida que o Maranhão vai dar exemplo para o Brasil, pois nós vamos fazer o dever de casa para dar às nossas crianças: creches, quadras de esporte e escolas. Eu acredito que este será um exercício de cidadania e ao mesmo tempo de inclusão social. E eu gosto sempre de ressaltar a questão da geração de emprego, pois serão investidos cerca de R$ 600 milhões em todo o país. Isso significa a contratação de vários profissionais, além de aquecer a economia local com a compra de materiais de construção”, explicou o governador Carlos Brandão.

Para o reitor, o momento também foi de firmar parcerias para projetos futuros com convênios entre Universidade e prefeituras.

“Veremos a possibilidade de abordar convênios para que os cursos das áreas tecnológicas, como os cursos das engenharias e de arquitetura possam também auxiliar as prefeituras no que se refere à avaliação das obras existentes”, explica o reitor.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho