Uema realiza evento em alusão ao Dia Internacional do Químico

Por em 19 de junho de 2023

Fotografia: Rafael Carvalho

No último domingo (18) foi celebrado o Dia Internacional do Químico e, em alusão a essa data, a direção do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o diretório acadêmico realizaram nessa segunda-feira (19) um evento para celebrar. O encontro ocorreu no auditório do prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais e contou com a participação de professores e  alunos de todos os períodos dos cursos.

Pela tarde, os alunos, acompanhados pelo diretório, realizaram um tour pelos centros dos Campus Paulo VI que abrigam cursos que têm  a química em sua grade curricular. A visita teve o objetivo mostrar a importância dessa área de conhecimento como componente importante na formação de profissionais.

“Esse evento é importante para resgatar esse sentimento de ser químico e principalmente por  aqui nos temos o curso de licenciatura, e geralmente química está muito ligada ao experimental, então trazer esse dia do químico aqui pra UEMA é como se fosse uma forma de estimular o aluno no curso.” , afirmou Lyzette Moura, professora do curso de química da Universidade Estadual do Maranhão.

Fotografia: Rafael Carvalho

Origem do Dia do Químico

O dia 18 de junho foi designado como o “Dia Nacional do Químico” devido à assinatura, nesta data, no ano de 1956, da Lei Nº 2.800, também conhecida como “Lei  Mater dos Químicos”,  pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Com o advento da referida norma, foram instituídas importantes inovações, tais como relevantes disposições acerca do exercício da profissão de Químico e as criações dos Conselhos de Química (Conselho Federal de Química – CFQ e os Conselhos Regionais de Química – CRQ’s).

Por: João Gabriel Costa