Estudantes do ProfiTec aprendem sobre liderança durante visita técnica em loja de Barra do Corda

Por em 16 de junho de 2023

No dia 10 de junho, um grupo de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Campus Barra do Corda, do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA), participou de uma visita técnica à loja Noroeste, como parte das atividades da disciplina Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional, ministrada pelo professor Sidney Silva.

A escolha da loja para visitação, segundo o professor Sidney Silva, foi estratégica porque o gerente tem uma história que reflete aspectos que foram discutidos em sala de aula. Outro fator considerado para a visita foi mostrar que a liderança foi crucial para a sobrevivência do negócio, pois as lojas instaladas anteriormente no mesmo local onde fica a loja Noroeste fecharam após dois anos. Inclusive, o gerente Francisco Lima pontuou que ouviu comentários desmotivadores sobre a instalação da loja na região.

“Além da loja Noroeste estar estabilizada na cidade de Barra do Corda há 10 anos, e por ser gerenciada pela mesma pessoa que iniciou a carreira como vendedor, é um ótimo caso a ser apresentado aos alunos a respeito da liderança e como isso faz diferença em um estabelecimento comercial”, disse o professor Sidney Silva.

A participação na visita foi transformadora para o estudante Dagilson Rocha.

“Pudemos conversar com o gerente da loja. Ele contou um pouco sobre qual visão um líder deve ter, falou dos vários depoimentos negativos em relação a outras lojas que não obtiveram êxito no mesmo local onde a Noroeste está instalada. Ter colocado em prática as ideias e a visão de um líder fez a loja dar certo. Com isso, eu pude perceber que nunca posso deixar de fazer alguma coisa porque um grupo pessoas não acreditam em mim. O que importa é eu acreditar que posso fazer! Colocando Deus em primeiro lugar, podemos conquistar tudo”, comentou Dagilson.

Por Débora Souza