Mais ciência e inovação: Governador anuncia Plano de Trabalho da FAPEMA
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de abril de 2015
Foi lançado nessa quinta, 09, no Palácio Henrique de La Rocque, o Plano de Trabalho que irá nortear as ações da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ) para o ano de 2015.
O Plano “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós” foi anunciado pelo Governador Flávio Dino e está estruturado em quatro linhas de ação, 15 programas e 43 editais e prevê para este ano investimentos no valor de R$ 50,3 milhões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, fomentando, assim, projetos que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão. Participaram ainda do lançamento o vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, além do vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, pró-reitores, professores universitários, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do Estado.
Segundo o Governador, a realização desse evento foi fundamental para sublinhar a importância que este Governo dará para a democratização do saber. “Acreditamos que temos três tarefas fundamentais a cumprir para dar concretude à palavra mudança. Para exemplificar e traduzir na vida dos cidadãos o que é mudança, nós precisamos dar conta de três tarefas fundamentais. A primeira delas é democratizar o poder. A segunda é a realização do Plano mais IDH. E a terceira é a execução plano de democratização do saber (objeto principal desse evento)”, frisou Flávio Dino.
O processo de produção do Plano foi coletivo, com a participação da FAPEMA e da comunidade, como afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. “A participação da comunidade foi uma particularidade do plano e o alto investimento em pesquisa revela ainda a preocupação do governo Flávio Dino em qualificar a produção de conhecimento local” destacou.
Novo olhar para o ensino, pesquisa e extensão
Para Flávio Dino, a UEMA é um dos instrumentos que o Governo do Estado dispõe para a execução do plano de democratização do saber. Por isso, segundo ele, é fundamental que haja uma valorização prática da Universidade Estadual do Maranhão. “A UEMA é um instrumento bastante capilarizado, descentralizado, portanto, bastante acessível para praticamente todas as frações do território maranhense. Por intermédio dela, portanto, podemos garantir qualificação, ensino, acesso à pesquisa e extensão em todo nosso vasto território maranhense”, ratificou o Governador do Estado.
De acordo com o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o Estado vive hoje um momento extremamente profícuo. “Acreditamos efetivamente na experiência educacional como fator emancipatório de construção de saberes e principalmente de realização de perspectivas. Esse novo olhar do Governo do Estado está perfeitamente em sintonia com o anseia a população do estado maranhão”, enfatizou o Reitor.
Ele acredita também que a partir desse lançamento e dos editais que estão por vir, os pesquisadores da UEMA devam exercitar ainda mais sua criatividade, seu compromisso com a ciência e possam apresentam um maior número de projetos.
“A minha expectativa neste ano é que consigamos bater um recorde de projetos e que possamos buscar recursos na FAPEMA para realizar pesquisas que tenham um escopo social importante de reversão dos indicadores sociais que tanto lamentamos”, concluiu Gustavo Pereira da Costa.
Por: Walline Alves
Fotos: Edson Ferreira