Uema realizou o 2º Workshop sobre Igualdade de Gênero

Por em 13 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou na tarde de hoje (13), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), o 2º Workshop sobre Igualdade de Gênero, integrado ao Programa Mulheres na Ciência, promovido pelo British Council Brasil.

O evento faz parte de uma série de dez Workshops a serem realizados nas cinco regiões do país com o objetivo de discutir igualdade de gênero e apresentar o Marco Referencial para Igualdade de Gênero nas IES do Brasil. Bem como, gerar capacidade nas suas representantes para ampliar a aplicação e identificar barreiras na implementação do Marco Referencial.

Para o reitor da Uema, Walter Canales é uma honra para a Universidade Estadual do Maranhão ser escolhida para sediar esse momento tão importante, o Marco Referencial. “Destaco que a Universidade já trabalha com iniciativas sobre esse tema e que vamos contribuir com o que estiver ao nosso alcance na busca de uma sociedade mais justa e representativa. Desejo a todos os participantes, momentos profícuos de debate e que sirva como uma semente, como um início para que iniciativas possam frutificar e serem ampliadas”, disse o reitor Walter Canales.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Márcia Ribeiro Serra a ideia foi reunir gestores da Universidade para mostrar como a Uema também é sensível a essa pauta. “Me alegro de estar hoje recebendo todos vocês aqui e pautar esse Marco. Que ele possa ser consolidado na nossa Universidade e na nossa sociedade. Espero que tenhamos uma tarde muito proveitosa de um trabalho que se propõe a British Council”, finalizou Ilka Serra.

A Diretora de Engajamento Cultural da British Council, Diana Daste disse: “Que a gente consiga passar a mensagem certa para as pessoas certas, que são precisamente aquelas que estão debatendo e pensando sobre essa problemática. A criação deste marco referencial busca apoiar as Instituições de Ensino Superior (IES) a abordar as desigualdades que as mulheres em geral enfrentam. Ele foi desenvolvido para identificar os elementos fundamentais para sua adaptação às realidades locais e específicas do contexto brasileiro, e as ferramentas e processos necessários para torná-lo viável, relevante e capaz de gerar impacto. Ao apoiar a adoção das ferramentas, buscamos, também, engajar e influenciar a responsabilidade transversal entre os setores para uma ciência mais diversa e representativa”.

Na oportunidade, Giovanna Pereira fundadora da Addere Consultoria de Políticas Públicas ministrou a palestra de apresentação do Marco Referencial para Igualdade de Gênero.

Ao final dos dez Workshops, que ocorrerão entre os meses de maio e setembro de 2023, será realizada uma sessão de encerramento, em São Paulo, para compartilhar as principais descobertas e avanços das interações.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho