Cadetes do CFO-Bombeiros realizam entrega de certificado para servidores do Restaurante Universitário


Por em 7 de junho de 2023



                         

Visando garantir a segurança da comunidade acadêmica, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis em parceria com o Curso de Formação de Bombeiros da Uema realizou a entrega de certificados em relação ao curso de primeiros socorros a servidores do Restaurante Universitário do Campus Paulo VI, na tarde desta quarta-feira (07).

“Queremos dar continuidade às ações, são ações de formação para as pessoas que trabalham na universidade como cozinheiros, toda a equipe de cozinha, com a equipe de limpeza, segurança, se estamos em uma Universidade, porque não desenvolver esses processos formativos com os nossos servidores e colaboradores”, comenta a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra.

“Nós queremos continuar trabalhando com a equipe do Corpo de Bombeiros, queremos trabalhar um programa exatamente para trazer a perspectiva de uma formação que os bombeiros podem auxiliar a sociedade para alunos do ensino médio e fundamental, para que eles fiquem cientes de qual é a função de um bombeiro, quais são as competências que eles desenvolvem, tanto as as competências técnicas, também como as competências comportamentais, assim como a questão da disciplina, algo fundamental para jovens”, finaliza a pró-reitora. 

                         

O curso levou conhecimentos básicos que qualquer cidadão comum pode realizar para dar os primeiros passos para o combate a um princípio de incêndio em locais com a presença de um grande público. Para os funcionários do Restaurante Universitário, o curso é fundamental para dar mais confiança à equipe durante qualquer tipo de incidente. 

“A gente não quer que aconteça mas sustos podem acontecer e acho que o curso ajudou a gente a se sentir mais preparado para qualquer ocorrência, a gente saber o que fazer e conseguir minimizar os danos”, disse a funcionária do restaurante universitário, Michele. 

Para o Cadete Ramos, um dos responsáveis por ministrar o curso aos servidores do restaurante universitário, o curso foi dividido em dois níveis de conhecimento para facilitar o entendimento e a absorção de conhecimento por parte dos funcionários para que as técnicas ensinadas pudessem ser lembradas durante algum tipo de incidente. 

“De início a gente começou a pensar em dois níveis de conhecimento diferentes pra que a gente pudesse abordar aqui, que o primeiro deles é a primeiros socorros, onde aborda o que é totalmente inerente a qualquer profissão que a gente acredita que todo mundo precisa ter conhecimento para agir, como uma situação que alguém possa ter um certo tipo de problema cardiorrespiratório ou algum tipo de problema com que é obstrução das vias aéreas por corpos estranhos. Demonstramos também problemas envolvendo queimaduras que também é muito comum envolvendo essa área da cozinha, e tentamos abordar principalmente esses pontos porque são além do RU é comum até em casa ou em outros locais”, comenta o Cadete. 

“Além dos primeiros socorros, também demos instruções a respeito de como utilizar de forma correta o extintor de incêndio, como usar um hidrante, o que devemos fazer algum sinistro aparecer, ou seja, o conhecimento é primordial para atuação em qualquer situação como essa, porque o conhecimento ele pode prever e também pode ajudar a controlar qualquer tipo de situação”, finaliza.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens