Uema figura em ranking internacional que avalia o desempenho dos ODS

Por em 2 de junho de 2023

O Impact Rankings, uma das mais renomadas classificações universitárias, busca avaliar o impacto social e sustentável das instituições de ensino superior ao redor do mundo. No ano de 2023, o ranking divulgou o desempenho global de mais de 1500 universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Na classificação das universidades brasileiras, a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA figurou em 39º lugar e a nível nordeste, conquistou a quinta colocação. Essa conquista é um reflexo do comprometimento da universidade em promover mudanças positivas na sociedade, engajando-se em projetos e iniciativas de alto impacto social.

A UEMA tem desempenhado um papel fundamental na região Nordeste, buscando soluções para desafios complexos em áreas como educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e desenvolvimento regional. Também, tem se destacado pelo compromisso em fornecer uma educação de qualidade, orientada para a formação de profissionais competentes e cidadãos engajados.

Além disso, a UEMA tem sido reconhecida pelo seu papel no fomento a extensão, pesquisa e inovação. Por meio de seus cursos, programas, projetos e gestão, a universidade tem contribuído para o avanço do conhecimento em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.

A classificação da UEMA no quinto lugar entre as universidades nordestinas reflete os esforços da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS – UEMA, responsável pela coleta e submissão de dados para a avalição do Impact Ranking. Para a profa Ariadne Rocha, Assessora-Chefe ODS, a articulação dos setores e atores da comunidade da UEMA envolvidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável impulsiona a realização de ações alinhadas ao desenvolvimento socioambiental do estado do Maranhão.

A participação no Impact Rankings contou com o apoio da Superintendência de Relações Internacionais – SRI/UEMA. Para o Superintendente Prof. Silas Nogueira de Melo, o empenho para a classificação em rankings internacionais traz resultados significativos. “Primeiro, ganhamos visibilidade e reputação no cenário global; segundo, uma boa colocação no ranking pode atrair mais alunos e pesquisadores estrangeiros engajados em promover a sustentabilidade; terceiro, o ranking pode abrir portas para parcerias internacionais e/ou captação de recursos de instituições que estão dispostas a investir em projetos que visem ao cumprimento dos ODS, que é o caso da UEMA”.

A UEMA continuará seu trabalho para fortalecer seu papel como agente de mudança, colaborando com outras instituições e setores da sociedade para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Além de resultar em uma pontuação geral para a atuação das universidades, o Impact também avalia cada ODS separadamente. No ranking de 2023, a UEMA teve destaque nos objetivos: 12 – Consumo e Produção responsáveis; 2 – Fome Zero; 5 – Igualdade de gênero e 17 – Parcerias em prol das metas. No total, a universidade foi avaliada em 11 ODS.

Em 2022, a UEMA ocupou a posição 42 entre as instituições do Brasil e 9ª entre as nordestinas. As melhores pontuações foram nos ODS 2 – Fome Zero, 12 – Consumo e Produção responsáveis; 6 – Água limpa e saneamento, e 17 – Parcerias em prol das metas. Na época, foram submetidas informações para cinco ODS.

Sobre o Impact Rankings

Divulgado desde 2019, o Times Higher Education Impact Rankings apresenta o desempenho global das universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou Sustainable Development Goals (SDG) das Nações Unidas. A metodologia é baseada em indicadores calibrados para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração e ensino. O resultado está disponível em: https://www.timeshighereducation.com/impactrankings

Por: Elitiel Guedes (Assessoria ODS/UEMA) e Alessandra Medina (SRI/UEMA)