Programação do Semeia 2023 começa nesta segunda-feira (5) na Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 2 de junho de 2023
Diferentes abordagens, tecnologias e práticas de Gestão Ambiental têm o intuito de sensibilizarem gestores dentro das organizações para implementar estratégias ambientais aplicadas aos processos, produtos e serviços com a finalidade de minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente.
Esses impactos ambientais, até pouco tempo, demonstravam que o desenvolvimento tecnológico e industrial pareciam ir contra a busca pela sustentabilidade e a conservação ambiental. Porém, o uso da tecnologia vem mostrar que é sim, possível se desenvolver e cuidar de nosso planeta. Essa parceria otimiza os processos em órgãos, instituições e empresas; consequentemente, reduz os impactos, melhorando o desempenho atual e os problemas existentes, como: emissão de dióxido de carbono (CO2), gestão de resíduos e consumo de recursos naturais em excesso, entre outros.
A partir disso, a Superintendência de Gestão Ambiental, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizará, na próxima semana, entre os dias 05 e 07 de junho, a Semana de Meio Ambiente – SEMEIA 2023 com a temática “Tecnologias aplicadas a Gestão Ambiental: como será o futuro?”.
Este evento visa discutir temas atuais voltados à conservação dos recursos hídricos e energéticos; eliminação de materiais tóxicos e perigosos; redução da quantidade e toxicidade de todas as emissões e resíduos; e redução do impacto ambiental para a saúde humana, isso desde a extração da matéria-prima, na manufatura, no consumo uso e na disposição final.
Esses processos se caracterizam como uma das principais ferramentas para obtenção de melhores resultados; por meio de novos componentes e matérias-primas confiáveis, com destaque para as tecnologias ambientais, que trazem resultados competitivos em termos de redução dos custos, além de certificação de processos. Em relação à Gestão Ambiental de produtos, as principais ferramentas são a análise do Ciclo de vida, a Certificação dos produtos (selos ecológicos) e o Ecodesign.
A SEMEIA 2023 será no formato hibrido, gratuito e com certificação via site: https://eventos.uemanet.net/ e na plataforma do Youtube e de forma presencial na Uema.
A partir dessas reflexões espera-se subsidiar ações futuras pensando na minimização de problemas ambientais garantindo padrões ecológicos e socialmente aceitáveis de qualidade ambiental. Assim, é possível sim, pensar em uma abordagem diferente, com foco na conservação da natureza aliada às tecnologias ambientais, em busca de um planeta mais sustentável.
Que venha a 9ª SEMEIA!!!
Por: Karla Almeida