Bicentenário de Gonçalves Dias: Uema realizou I Jornada Literária do Curso de Letras

Por em 1 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Letras, realizou a I Jornada Literária do Curso de Letras, com o tema “200 anos de Nascimento de Gonçalves Dias: Criação e Identidade”, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANet.

O evento contou com um Ciclo de Conferências sobre o escritor maranhense Gonçalves Dias, considerado o maior poeta romântico brasileiro.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof.Dr.Frederico Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordou o tema “Gonçalves Dias: Meu Brasil Brasileiro”. Em seguida, o jornalista e escritor Alberico Carneiro tratou o tema “Gonçalves Dias, da Estética Antecipadora Pré-Moderna à Expressão Nacionalista”. Por último, o Prof.Dr.Iran Passos (Uema) apresentou os “Aspectos do Indianismo de Gonçalves Dias”.

O professor Frederico Goes da UFRJ destacou o imenso prazer em participar desse evento, já que tem um laço há alguns anos com a Uema. “Minha presença aqui se torna mais especial ainda, por ter a oportunidade de falar sobre esse sujeito tão especial, esse poeta tão excepcional que foi Gonçalves Dias. Um intelectual multifacetado, cuja contribuição na modelagem da nossa identidade se deu de forma formidável, sendo um poeta nacional por excelência”.

Segundo a diretora do Curso de Letras – Campus Paulo VI, professora Mary Joice Paranaguá Rios, “a I Jornada Literária do Curso de Letras – CECEN/Letras entra para o cenário de homenagens ao Bicentenário de nascimento do escritor e poeta Gonçalves Dias. Diante disso, o Curso de Letras não poderia deixar de oferecer aos alunos a oportunidade de discutir a importância dessa figura máxima da literatura maranhense na contemporaneidade”.

Sobre o poeta maranhense

Antônio Gonçalves Dias, mais conhecido como Gonçalves Dias, nasceu no dia 10 de agosto de 1823 e faleceu em 3 de novembro de 1864, vítima do naufrágio do navio Ville de Boulogne, na costa maranhense. É considerado um dos maiores poetas brasileiros e também foi etnógrafo, dramaturgo, historiador e professor. Ícone do romantismo brasileiro, o maranhense foi chefe da Escola Indianista ou Panteísta. Por sua imensa contribuição literária, é patrono nas Academias Brasileiras de Letras, Brasileira de Filologia, Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho