Campus Lago da Pedra realiza II Mostra de Parasitologia Humana

Por em 30 de maio de 2023

O Campus Lago da Pedra da Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta terça (30), a II Mostra de Parasitologia Humana. A ação teve a organização dos alunos do 1º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sob a orientação da Professora Dra. Juliana Maria Trindade Bezerra.

O objetivo foi estimular os discentes a conhecer de forma aprofundada as principais Protozooses, por meio da construção de Modelos Didáticos e explanação sobre parasitos, seus respectivos ciclos biológicos e profilaxia das doenças parasitárias causadas por eles, à comunidade do Campus.

“Foi um evento de grande importância, principalmente para os calouros, pois os mesmos têm a possibilidade de já se familiarizar com o público e expandir os seus conhecimentos, além da sala de aula. E, para os que já estão no Campus, uma oportunidade de socializar com os ingressantes e compartilhar conhecimento já adquirido”, disse a Diretora do Curso de Ciências Biológicas do Campus Lago da Pedra, Monique Hellen Ribeiro.

De acordo com a professora Juliana, a condução de atividades como essa é de grande relevância para a formação dos futuros biólogos, professores e pesquisadores, tendo em vista que estão disseminando conhecimentos aprendidos em sala de aula, que poderão ser aplicados no dia a dia das pessoas.

“Essa proposta, além de fortalecer a aproximação dos discentes, dos conhecimentos da disciplina Parasitologia Humana, faz com que estes possam ser multiplicadores dessas importantes informações à comunidade estudantil e à população em geral, no que tange especialmente à forma correta de evitar essas doenças”, explicou ela.

Na ocasião, os discentes expuseram as principais doenças de interesse parasitológico da área da Protozoologia: leishmaniose tegumentar, leishmaniose visceral, doença de Chagas, tricomoníase e amebíase e giardíase.

Para a aluna Carolaine Oliveira Melo, a mostra contribuiu muito para o conhecimento, aprendizagem, assim como para o desenvolvimento no curso, enquanto alunos da graduação.

“Essa atividade nos ajuda a ter até mais gosto pelo curso, porque durante todos esses dias produzimos modelos, tivemos um aprofundamento maior nos assuntos da disciplina e é uma forma de repassar nossos conhecimentos para nossos colegas de Campus, para a comunidade do Campus, na verdade”, destacou a discente.

Para Maria Eduarda Silva de Souza, “é uma atividade que deve ser incentivada em outras disciplinas, porque sempre buscamos mais conhecimentos de como expressar de forma mais detalhada o que aprendemos na teoria”.

Ambos os alunos concordam que o momento foi uma forma de testar seus conhecimentos obtidos no decorrer da disciplina. “Foi como provar para mim mesmo que eu aprendi a parte teórica e pude colocar em prática tudo que eu aprendi. Além disso, essa disciplina é importante, pois é uma área que repassa conhecimentos sobre doenças, sobre parasitoses, sobre parasitos. Por meio dela podemos conhecer coisas que até então não conhecíamos. Tivemos contato com diversas doenças, e é uma forma de nos mantermos informados sobre os perigos das doenças”, realçou o aluno João Lucas da Silva Simão Bezerra.

Por: Paula Lima