PIBIC/UEMA tem número recorde na submissão de planos de trabalho

Por em 30 de maio de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, encerrou as inscrições nos editais para seleção de projetos e orientadores do Programa de Iniciação Científica – PIBIC e do Programa de Iniciação Científica Ações Afirmativas.

E neste ano as inscrições tiveram um número recorde. Foram 967 planos de trabalho, quase 20% a mais que no ano anterior.

“Um maior número de submissões qualifica a demanda e consolida o Programa. Outro fato importante é a expansão do número de professores participantes de outros campi, apontando para a importância da interiorização”, explicou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.Marcelo Cheche.

De acordo com a Coordenadora de Pesquisa, Profa.Marina Bezerra, esse crescimento mostra o empenho dos professores em difundir a ciência no Maranhão. “Nós, da PPG, estamos certos de que a cada ano as pesquisas vêm incrementando em qualidade, colocando nossa Universidade em destaque na Ciência do Brasil”, destacou ela.

De acordo com o cronograma previsto em edital, as propostas estão em análise pelo Comitê de Pesquisa da UEMA e por pesquisadores Ad Hoc indicados pelos componentes do referido Comitê. O resultado final está previsto para o dia 28 de julho.

Sobre o PIBIC

O PIBIC objetiva estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da UEMA, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa e contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Foram priorizados para concessão de bolsas os projetos que foram aprovados em agências de fomento e cuja vigência compreende o período da concessão da bolsa (setembro de 2023 a agosto de 2024).

Por Paula Lima