Estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca e Agronomia irão participar do 2º Torneio EcoPesca Pequenos Lençóis Maranhenses

Por em 30 de maio de 2023

Estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca e Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) irão participar, de 09 a 11 de junho, do 2º Torneio EcoPesca Pequenos Lençóis Maranhenses, na praia do Barro Vermelho, em Paulino Neves.

O evento, organizado pela prefeitura de Paulino Neves e o Clube de Pesca Maranhão (CLUPEMAR), tem como objetivo fomentar a prática da pesca esportiva na modalidade pesque e solte, atrelada ainda ao turismo, com competidores de diversas partes do Brasil.

A participação dos estudantes da UEMA é coordenada pelo Laboratório de Ictiofauna e Piscicultura Integrada (LABIPI), sob a chefia do prof. Jadson Pinheiro, do Departamento de Engenharia de Pesca, que, desde 2018, tem atuado no processo de fiscalização dos torneios de pesca de praia com a inclusão dos alunos dos cursos de Engenharia de Pesca, Biologia e Medicina Veterinária.

Cerca de 35 alunos serão fiscais dos processos de captura dos peixes, garantindo que haja o manejo adequado ao bem estar animal e que sejam devolvidos ao mar em seguida. Essa atuação também permite que os estudantes obtenham mais conhecimentos sobre as espécies de peixes capturadas.

Por: Paula Lima