Aluno do doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia/UEMA embarca para o Doutorado Sanduíche na Escócia

Por em 29 de maio de 2023

O doutorando Diego Pereira Santos, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE da Universidade Estadual do Maranhão, foi contemplado com uma bolsa de estudo da CAPES para o Doutorado Sanduíche na Universidade de Stirling, em Stirling, na Escócia. A aprovação veio por meio do Edital 44/2022/CAPES – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

O projeto aprovado, tese do seu doutorado, é intitulado “Aspectos biogeográficos e ecológicos de palmeiras de babaçu no estado do Maranhão”, sob a orientação do Prof. Dr.Fábio Figueiredo e coorientação da Profa.Dra. Swanni Alvarado.

“De forma geral, o objetivo do meu trabalho é analisar a distribuição potencial das palmeiras de babaçu no estado do Maranhão e os fatores ecológicos e antropogênicos que determinam sua ocorrência, correlacionando dados de campo, ambientais e informações espaciais obtidas por meio da aplicação de técnicas e ferramentas de sensoriamento remoto”, explicou Diego.

Para ele é indiscutível o impacto que uma experiência do tipo pode trazer na vida de alguém. “Enquanto doutorando, vejo inúmeras oportunidades se abrindo. Estou indo para continuar minha capacitação enquanto pesquisador, vendo novas perspectivas, culturas, abordagens, o que por si só me permitirá ter muitas visões sobre um todo e ampliar meu conhecimento, me permitindo trazer essa bagagem e buscar formas de aplicá-la em benefício da conservação dos ecossistemas brasileiros, em especial os do Maranhão. Vivenciar um país completamente diferente e ao mesmo tempo compartilhar a universalidade que é fazer pesquisa será incrível. Uma experiência e conhecimento que, quando futuramente me efetivar enquanto professor, gostaria de passar aos meus alunos”, destacou ele.

De acordo com o Prof.Fábio, orientador, “esta é uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional para o estudante. Além, é claro, dos ganhos acadêmicos para a UEMA no âmbito da internacionalização de seus programas de Pós- graduação”.

O Superintendente da Superintendência de Relações Internacionais da UEMA, Silas Nogueira, recebeu a notícia da aprovação com muita felicidade e reafirmou o compromisso da Instituição com a internacionalização.

“Que mais alunos da UEMA sejam contemplados. Esse é um esforço não só da PPG, mas também da internacionalização, um trabalho de mãos dadas. Estamos ampliando os programas de pós-graduação com nota 4 para pedir o doutorado e, também, fomentando, subsidiando, instigando os alunos para que aprendam um novo idioma, consigam através de suas pesquisas  e projetos irem pra fora. Então, essa bolsa traz benefícios para nossa instituição em diferentes aspectos, além da internacionalização, dando visibilidade não só no contexto nacional, mas internacional, quando o aluno vai para o exterior ele se aperfeiçoa e quando volta para cá traz a técnica, a metodologia, as experiências, abre portas para outros alunos”, realçou ele.

As atividades no exterior acontecem de setembro de 2023 a julho de 2024.

Sobre o Programa

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) objetiva oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior de forma a complementar os esforços despendidos, pelos programas de pós-graduação no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no País.

Por: Paula Lima