Alunas de Letras do Programa Ensinar realizam Oficina de Libras

Por em 30 de maio de 2023

Alunas do Curso de Letras do Polo Santa Rita realizaram uma Oficina de Libras, com o tema “Oficinas de Libras – Libras na Escola: Acessibilidade, Comunicação e Interação”, coordenada pelas alunas Lorrana Kaline Mendes Campos e Nilcilene Muniz dos Santos. A iniciativa fez parte da disciplina Estágio Gestão Escolar, ministrada pela professora Mary Joice Paranaguá, e aconteceu no Centro de Ensino Professora Juanete Martins Licar.

De acordo com a professora Mary  Joice, “O objetivo foi propiciar o conhecimento básico em libras, como forma de promover a inclusão e a interação nos ambientes educacional e social, de forma a tornar o idioma mais acessível. Isso, por sua vez, facilitará a remoção de barreiras de comunicação”.

“O momento, através de oficinas, visou aproximar alunos surdos e ouvintes, além de uma parte da equipe pedagógica, professores e funcionários da escola, para que fosse proposto a familiarização com a LIBRAS. Dessa forma, buscou-se contribuir com a socialização e maior interação do aluno surdo no ambiente escolar”, destacou a aluna Lorrana Kaline.

Durante as oficinas foram ministradas aulas partindo do alfabeto manual e sinais básicos para ajudar na comunicação dentro e fora da escola.

A aluna do 3º ano escola onde foi realizada a oficina, Emily, destacou que “a importância de nós alunos aprendermos a Libras nos ajuda na comunicação com nossos colegas surdos e, dessa maneira, não usaremos apenas gestos”.

Por: Paula Lima