Projeto “Diálogos Musicais” leva tambor de crioula ao prédio do Curso de Música da Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 19 de maio de 2023
Aconteceu na noite desta quinta-feira (18), mais uma edição do projeto Diálogos Musicais, do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão, localizado na Rua da Palma – Centro Histórico. Desta vez, o projeto contou com uma roda de tambor de crioula e convidados para ensinar aos alunos do curso como tocar o os instrumentos de percussão presentes na forma de expressão de matriz afro-brasileira, que envolve dança circular, canto e percussão de tambores chamados crivador, meião e tambor grande.
Para a aluna Fernanda Freitas, aluna do primeiro período de Música Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, os dias em que o projeto acontece são os mais esperados pelos alunos da graduação.
“O curso tem bastante teoria mas mescla com a prática que são os dias que mais aguardamos. Esse projeto carrega um diferencial único para o curso de música da Uema, nós como alunos sempre ficamos aguardando ás quintas-feiras ficamos felizes e animados quando acontece o projeto. Eu sempre gostei de música, e sempre frequentei rodas de tambor de crioula, então pra mim é muito importante aprender como tocar e entender o instrumento da cultura do tambor”, comenta Fernanda.
Para o Diretor do Curso de Música Licenciatura da Uema, o professor Renato Moreira Varoni de Castro, ter contato direto com quem faz cultura no Maranhão é um diferencial para os alunos do curso de música.
“Dentro do projeto diálogos musicais eu também trabalho o meu projeto de extensão PIBEX chamado ‘Educação Musical Antirracista’, onde é possível colocar o aluno que não tem contato com a música de ascendência africana no seu dia a dia, para aprender sobre aqui no nosso prédio em horário de aula, entender a música maranhense da sua forma pura é o diferencial para os alunos que participam desses projetos”.
Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Luís Paulo