Coleção Zoológica do Maranhão participa da 21ª Semana Nacional de Museus, em Caxias

Por em 17 de maio de 2023

A Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA), sediada na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Campus de Caxias está participando da 21ª Semana Nacional de Museus.  Este ano o tema é escolhido foi: Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

“Trouxemos a exposição da coleção zoológica do Maranhão, que é uma exposição ligada à UEMA. Estamos expondo os insetos como: Borboletas, Percevejo, Besouros, Baratas, Abelhas. Vamos estar todos os dias da Semana de Museus”, disse Ana Beatriz, estudante do Curso de Ciências Biológicas.

O Dia Internacional dos Museus será celebrado em 18 de maio de 2023. A Semana Nacional de Museus visa: Aumentar o público visitante; Intensificar a relação dos museus com a sociedade; Fortalecimento da imagem do museu; Aumento da visibilidade do museu; Maior envolvimento do museu com a comunidade; Aumento de público; Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano; Motivação para propostas de novos projetos e atividades; Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais, dentre outros objetivos.

Esta é a 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 19 de maio, muitas ações serão realizadas no Memorial da Balaiada e no Complexo Turístico Balaiada, dentre elas: exposições, visitas e palestras.

SOBRE O CZMA

Com o objetivo contribuir para a formação de discentes de graduação e pós-graduação e fomentar a formação na Iniciação Científica, a Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA) existe desde 1997, sediada na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Campus de Caxias, e é o maior acervo de insetos no Nordeste, com cerca de 250 a 300 mil espécimes, que estão montadas e preservadas a seco.

Além disso, há cerca de 25 a 30 milhões de espécimes conservados em mantas e envelopes entomológicos e, também, em álcool. Apesar de surgir em 1997, a CZMA, só foi oficialmente institucionalizada no dia 20 de maio de 2015, por meio da Resolução nº 893/2015-CONSUN.De acordo com a doutoranda do PPG BIONORTE, Alice Tôrres, o acervo é um local de conservação da biodiversidade, principalmente da entomofauna, dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Por: Stella Gonçalves