Campus Balsas recebeu a visita de alunos do ensino fundamental da zona rural e da zona urbana

Por em 15 de maio de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Balsas recebeu, na última sexta-feira (12), os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Povoado Angelim, e da Escola Municipal Maria do Carmo Santos, do Bairro Primavera.

No primeiro momento, a Diretora Maria Célia Dias de Castro e o Assessor do Campus apresentaram a Universidade aos alunos, inclusive os laboratórios de Enfermagem, de análise de Solos, do Atlas Toponímico do Estado do Maranhão e de Informática.

Em seguida, houve uma palestra intitulada: “Um novo olhar dado pela Universidade” que foi ministrada pelos professores Nilvan Ferreira Alves e José Carlos Cecopierre Roldan Junior, alunos egressos do Curso de Matemática.

Para os professores da Uema, esse é um momento em que a Instituição fortalece os vínculos com as escolas de ensino básico, estreitando as inter-relações da Universidade com os demais segmentos educacionais.

Segundo o Prof. Ricardo Mezzomo, “essa visita representou uma das funções do nosso trabalho como servidores públicos, que é devolver o investimento da sociedade em conhecimento. Embora tenha sido um encontro não demorado, serviu para abrir horizontes e também para mostrar que estamos presentes na sociedade e dispostos a ajudar. Afinal, ser professor é transformar vidas”

Esse encontro, segundo a Diretora do Campus Maria Célia Dias de Castro, ressalta a relevância da relação entre os pesquisadores da Universidade e os professores e alunos da educação básica, a partir do desenvolvimento de ações de integração, de articulação entre ensino e pesquisa na formação dos alunos, otimizando as condições e os estímulos para uma aprendizagem mais significativa.

Fonte: Campus Balsas