XIX Semana de Enfermagem da UEMA é realizada no Campus Caxias

Por em 15 de maio de 2023

Foi realizada, de 11 a 13 de maio, no Auditório Leôncio Magno e no Anexo Saúde do Campus Caxias, a XIX SENFUEMA (Semana de Enfermagem da UEMA), com o tema “Valorização do Trabalho em Enfermagem”. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 9º período do Curso de Enfermagem e pela direção do Curso. A direção do Campus Caxias participou integralmente das atividades desenvolvidas, dando total apoio, a fim de que o evento fosse realizado com êxito.

No primeiro dia foram ministrados diversos minicursos no Anexo Saúde. Entre eles podemos citar: Ozonioterapia; Marketing Social e suas aplicações na promoção da saúde; Revisões integrativas; Enfermagem Avançada: uso da ultrassonografia na prática do exame físico, punção periférica, sondagem vesical e protocolo e-fast; Atualização em feridas e coberturas. No final, uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), fez uma dramatização em que duas pessoas feridas por objeto perfurante precisavam de atendimento. Mostraram os procedimentos a serem adotados nos dois casos.

Nos dia 12 (dia do Enfermeiro) e 13, as atividades foram realizadas no Auditório Leôncio Magno. Pela manhã, acadêmicos fizeram uma dramatização sobre a história da enfermagem. Depois, o presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), José Carlos Júnior disse: “Nesse dia memorável, nada melhor do que comemorar a consciência através dessa Semana da Enfermagem na UEMA. Os profissionais estão de parabéns pelo seu dia e pela conquista do piso salarial. Isso traz dignidade e valorização para o profissional, para nós que fazemos a saúde acontecer no dia a dia no SUS e no setor privado”, destacou.

Em seguida, houve uma videoconferência, com Ricardo João Cruz Correia, da Universidade do Porto, Portugal, que tratou sobre “A importância do prontuário para a investigação clínica”. Segundo ele, o recurso é usado em Portugal desde o fim dos anos 90 e que a classe da Enfermagem se adaptou a ele melhor do que os médicos. Foi citada uma possível parceria do professor Ricardo com toda a rede do município de Caxias, pois esse projeto tem muita viabilidade.

Em outra videoconferência, o enfermeiro Daniel Rodrigues, da mesma universidade, falou sobre ”Desafios no processo de informatização do prontuário clínico”. Depois ocorreu a palestra magna “Valorizando o trabalho em Enfermagem: cenários e perspectivas”, com a Dra. Ana Carla Marques da Costa: “Essa semana vai de encontro a algo bom – o piso salarial reconhecido. Todo acadêmico de Enfermagem sabe da sua importância. A valorização não deve partir apenas da gente, mas o outro também deve fazer isso. Surgiu uma distorção de que enfermeiro trabalha sem receber. A Medicina cobrava caro até dos reis. A Enfermagem já nasceu rica porque a enfermeira Florence Nightingale (fundadora da Enfermagem moderna) era rica”, disse a professora. Ela prosseguiu, dizendo que as escolas de enfermagem começaram obedecendo um modelo internacional e o fazer científico, a pesquisa, valoriza a profissão. Em 1961 exigiu-se, no Brasil, o Ensino Médio para ser enfermeiro e em 1962 tornou-se curso superior. O enfermeiro precisa conhecer e aplicar o Código de Ética. E existem possibilidades de valorização como instalar clínicas e prestar consultorias.

À tarde, foram realizados os seguintes talk shows: “Protagonismo da Enfermagem no gerenciamento em saúde”, “Empreendedorismo na prática de Enfermagem” e “Experiências vividas por mestrandos e residentes da UEMA”. Na manhã do dia 13, no Auditório, diversos trabalhos científicos foram apresentados e os 3 melhores foram premiados:

1-“Avaliação da condição emocional dos pacientes sobreviventes de queimaduras no

Maranhão”, de Márcia Vanessa Santos Aguiar, Mariana Lopes Ferreira do Nascimento, Nayra Jaqueline da Silva e Leônidas Reis Pinheiro Moura;

2-“Educação em Saúde para portadores de hipertensão e diabetes”, de Alice de Castro Cruz Pimentel, Eyshila Marília Almeida Rocha, Jaynara Alves de Morais e

Amilton Diniz dos Santos;

3- “Perfil clínico-epidemiológico de tuberculose em idosos no estado do Maranhão no período de 2010 a 2020”, de Aline Maria da Costa Pinheiro e Bruna Lopes Bezerra.

A Diretora do Curso, professora Rosângela Nunes Almeida, se manifestou: “Foi um momento ímpar vivenciado por acadêmicos, professores e profissionais de saúde, em que pudemos trocar experiências e aprendizados. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos, destacando relatos de experiências, etc. Finalizamos os trabalhos motivados e esperançosos por dias melhores e que a Enfermagem seja a cada dia mais valorizada. Que venha a XX Semana de Enfermagem da UEMA”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira