Estudantes de Design de Interiores expõem luminárias feitas de material reciclável no Campus Codó

Por em 12 de maio de 2023

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA) fizeram, dia 6 de maio, uma exposição de luminárias feitas de material reciclável para a comunidade acadêmica do Campus Codó e convidados.

As luminárias foram produzidas pela própria turma como parte das atividades da disciplina Lighting Design, ministrada pela professora Nairama Feitosa.

De acordo com a professora Nairama, o objetivo principal seria estimular o processo criativo, reuso de materiais e concepção projetual, aplicando os conhecimentos adquiridos durante a visita à loja de construção Casa Nova e dos estudos dos a respeito de Lighting Designer contemporâneos. Além disso, a exposição dos resultados também é um estímulo criativo e de interação com o público durante a apresentação de cada produto.

“O desafio era que cada equipe elaborasse o projeto e execução de uma luminária como atividade avaliativa da disciplina, mas a turma se superou.  Eles criaram algo maior para a exposição, com produtos maravilhosos, utilizando materiais recicláveis. Várias turmas de outros cursos prestigiaram o evento, assim como o Francisco, funcionário da Casa Nova, e o arquiteto Marcelo Baima, que tem um escritório na cidade. Enfim, fiquei muito emocionada e orgulhosa deles!”, comentou Nairama.

Para a coordenadora do CST em Design de Interiores, Ingrid Braga, parabenizou os estudantes e refletiu sobre as razões desse resultado positivo.

“Parabéns aos alunos! Esse é o resultado do nosso compromisso, com as contribuições dos professores refletidas nos trabalhos dos alunos. Design de Interiores vai além e permite todo um processo criativo de pensar fora da caixa, de inovação”, comentou.

A estudante Thatiane Soares reconheceu que a atividade foi muito interessante para a turma de Design de Interiores.

“A exposição das luminárias foi algo extraordinário para a nossa turma. Conseguimos ver a competência e o desempenho de cada um ao desenvolver  a luminária. Confesso que ficamos surpresos com o resultado. Também vale ressaltar que a disciplina de Lighting Design veio para nos mostrar o quão importante é fazer a escolha certa da iluminação, pois a luz proporciona uma enorme diferença nos ambientes. Agradecemos à professora Nairama por todo ensinamento que foi de grande valia para nós”, disse.

Por Débora Souza